Sem categoria Concentração de motos de Faro espera 20.000 entusiastas de todo o mundo

Concentração de motos de Faro espera 20.000 entusiastas de todo o mundo


A 42.ª edição da Concentração Internacional de Motos de Faro começa esta quinta-feira. O evento prolonga-se até domingo nos arredores da cidade e, segundo o presidente do Moto Clube de Faro, são esperadas cerca de 20.000 pessoas de todo o mundo.

 

Esperamos receber “20.000 pessoas, mas temos tudo preparado para 20.000 ou mais”, afirmou hoje Pedro Baptista, numa conferência de imprensa realizada no recinto do evento, em Vale das Almas, um pinhal no caminho entre o aeroporto e a Praia de Faro.

O encontro anual de ‘cultura motard’, organizado pelo Moto Clube de Faro, inclui durante quatro dias, de quinta-feira a domingo, concertos e ‘bike show’, entre outras atividades, culminando, no último dia, com o desfile de motos e passeio de despedida pela cidade de Faro.

Pedro Baptista é presidente do Moto Clube de Faro desde novembro passado, tendo sucedido ao histórico José Amaro, que deixou o cargo após mais de quatro décadas de liderança.

A meio da manhã de hoje havia filas de motociclistas a inscrever-se e, nas estradas em redor, o movimento era sobretudo de motos de todas as dimensões e feitios.

“Neste momento há cerca de 4.000 pessoas já inscritas”, mas esperamos a chegada de muitas mais, afirmou Pedro Baptista, acrescentando que virão pessoas de todo o mundo.

Entre os concertos programados estão nomes como ‘The Waterboys’ e Sara Correia, no sábado, ‘Calle del Ruido’, ‘Moonspell’ e ‘Blasted Mechanism, na sexta-feira, ou ‘The Black Mamba’ e ‘Bubba Brothers’, hoje.

O presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau, também sublinhou a vinda “de pessoas de todo o Mundo” a um evento que é “único”, com um impacto económico de cerca de dois milhões de euros a entrar diretamente na economia da região.

“Deve ser o evento que mais impacto tem no Algarve num espaço de tempo tão curto [quatro dias]”, disse o autarca.

Rogério Bacalhau assegurou que em termos de segurança “está tudo preparado”, tendo sido feitas todas as inspeções necessárias ao recinto por diversas entidades na quarta-feira.

“Estão reunidas todas as condições para que a concentração possa decorrer com toda a normalidade e sem sobressaltos”, disse o autarca, que também apelou ao civismo de todos os participantes.

O responsável pela segurança do recinto, Pascal Cavaco, afirmou que os incidentes que ocorram, normalmente, são resolvidos “internamente” e para isso tem cerca de 1.000 pessoas envolvidas na segurança.

Quanto às questões de saúde, Bárbara Ribeiro avançou que vão estar presentes cerca de 40 profissionais deste setor, a somar a mais 66 enfermeiros e técnicos da Cruz Vermelha.

“Estamos aqui todos em regime de voluntariado” e “vamos tentar resolver o máximo de casos no recinto” da concentração, disse Bárbara Ribeiro.

A profissional de saúde considerou que “raramente será necessário transferir pessoas para o Hospital de Faro”, o que acontecerá na ocorrência de pequenas fraturas: “Queimaduras é o caso mais frequente que temos de tratar”, disse.

Entretanto, a GNR informou que vai “intensificar” as ações de patrulhamento e de controlo e fiscalização rodoviária, no período nos principais eixos rodoviários nacionais, em especial nos acessos à área onde decorre a “43.ª Concentração Internacional de Motos.

Leia Também: Miguel Oliveira espera “começar forte desde sexta-feira” no GP da Chéquia

Related Post

Generated by Feedzy