A Ford descontinuou vários dos seus modelos na Europa, incluindo o Focus que se despede este ano. No entanto, o construtor da ‘Oval Azul’ não vai desistir deste mercado.
Segundo o Automobilwoche, citado pelo Automotive News Europe, o diretor da marca para os países de Língua alemã, Christoph Herr, falou em videoconferência com os concessionários.
No encontro, terá dito que Jim Farley, diretor-executivo da Ford, tem planeado o desenvolvimento de novos modelos de automóveis para a Europa.
Assim, apesar do recuo dos últimos anos, tudo indica que o mercado europeu continua a entrar nos planos. Uma novidade que os concessionários receberam com agrado e até “alívio”.
Por agora, não se sabe quantos e quais serão os modelos que poderão ser introduzidos no mercado europeu, nem o seu tipo de motorização. No entanto, ainda deverá demorar algum tempo até que estejam disponíveis.
A via elétrica é improvável, uma vez que a Ford recuou nos seus planos de ter uma gama completamente elétrica para a Europa até 2030. Mas, por outro lado, enfrenta as exigências das autoridades, com a União Europeia a querer banir os motores de combustão a partir de 2035.
Como estão as vendas da Ford na Europa?
Dados relativos a maio publicados pela ACEA mostram que foram registadas na União Europeia 26.794 novas viaturas da Ford em maio de 2025 – um ligeiro decréscimo de 0,4 por cento face ao mesmo período do ano passado.
Nos primeiros cinco meses do ano, o fabricante quebrou dois por cento, com 133.919 viaturas matriculadas.
Considerando também os países EFTA e o Reino Unido, a Ford ganhou 1,7 por cento em maio de 2025, com 35.803 veículos registados. No entanto, também desceu no acumulado de janeiro a maio de 2025, num recuo de 1,5 por cento para s 185.404 novas matrículas.
Leia Também: Ford recuou ao passado em novo pacote cosmético para o Mustang