Sem categoria Modelo de negócios da Porsche “já não funciona na sua forma atual”

Modelo de negócios da Porsche “já não funciona na sua forma atual”


Vão existir cortes nos custos na Porsche. O construtor de Estugarda procura salvaguardar o futuro no longo termo, num contexto desafiante – incluindo o mau desempenho na China e as guerras tarifárias dos Estados Unidos da América.

 

Segundo a Reuters, o diretor-executivo Oliver Blume escreveu uma carta à liderança da empresa, em que se pode ler: “Na segunda metade de 2025, representantes do empregador e dos funcionários irão negociar um segundo pacote estrutural para garantir o desempenho da empresa no longo termo”.

O dirigente escreveu ainda, de acordo com aquela agência de notícias: “O nosso modelo de negócios, que nos serviu bem durante várias décadas, já não funciona na sua forma atual“.

Já este ano foram anunciados outros cortes nos custos na Porsche, incluindo a redução de 1.900 postos de trabalho na Alemanha até 2029. Quanto a este segundo pacote, não se conhecem, para já, medidas concretas.

Estes são momentos desafiantes para a indústria automóvel e também para o fabricante. Não só apresenta um baixo volume de vendas na China, como também tem de lidar com as pesadas taxas nos EUA – onde não tem produção. Oliver Blume disse, recentemente, que o impacto na Porsche estava a ser maior do que noutros construtores.

Também no continente europeu a Porsche revela uma quebra. Segundo os dados mais recentes da ACEA – Associação de Construtores Automóveis Europeus, nos primeiros cinco meses do ano vendeu 30.833 viaturas na União Europeia, representando uma quebra de 22,3 por cento. Incluindo os países EFTA e o Reino Unido, a descida foi menor (17,2 por cento, com 41.567 vendas).

No primeiro trimestre deste ano, a Porsche teve um retorno operacional sobre vendas de 8,6 por cento, pretendendo que esse número suba para 15 a 17 por cento, segundo a Bloomberg. Foram 8,86 mil milhões de euros em receitas de vendas, face aos 9,01 mil milhões de euros do ano passado.

Porém, o lucro operacional caiu para 0,76 mil milhões de euros, quando se situava em 1,28 mil milhões de euros no ano de 2024.

Leia Também: Porsche Macan atinge o milhão de carros produzidos

Related Post

Generated by Feedzy