Sem categoria Esta capital asiática ‘declara guerra’ a veículos a combustão

Esta capital asiática ‘declara guerra’ a veículos a combustão


A poluição atmosférica é um problema em Hanói, que está entre as cidades mais poluídas do mundo. O governo do Vietname quer mudar isso e, como tal, vai interditar veículos a combustão. Começa com os motociclos e ciclomotores, mas dentro de anos também se irá alargar a automóveis.

 

Segundo a Associated Press, que cita a imprensa estatal do país, o primeiro-ministro Pham Minh Chinh emitiu uma diretiva para banir motociclos e ciclomotores a combustão do centro de Hanói a partir de julho do próximo ano.

O jornal publicado pela Agência de Notícias do Vietname escreve que está abrangida a zona do Anel Viário 1.

Há cerca de sete milhões de motociclos a circular nas ruas de Hanói, contra os pouco mais de um milhão de carros. Mas também os automóveis a gasolina serão visados numa segunda fase da interdição, em janeiro de 2028 abrangendo o Ring Road 2 – para onde será alargada a proibição de veículos a duas rodas com motores de combustão. Os planos são expandir de novo a zona de interdição em 2030, para incluir o Ring Road 3.

O governo vietnamita está a esforçar-se para aumentar consideravelmente o uso de veículos elétricos e combater a poluição. No entanto, há quem esteja preocupado com a transição – pois muitos dependem dos motociclos como meio de subsistência. E há quem defenda a necessidade de uma melhor rede de transportes públicos para sustentar uma mudança.

O Departamento da Construção de Hanói tem um esboço de proposta com pacotes de financiamento para apoiar residentes que troquem para viaturas elétricas. Estes destinar-se-iam a proprietários de motociclos ou ciclomotores nas zonas de baixas emissões que mudassem para soluções elétricas a partir de um determinado patamar de preço.

A proposta prevê, também, um esquema de empréstimo preferencial, a cobertura total da taxa de registo e que até ao fim do ano que vem pelo menos dez por cento dos estacionamentos em edifícios já existentes tenham pontos de carregamento de viaturas elétricas (30 por cento no caso de novos).

Por outro lado, o governo do Vietname pediu a Hanói para estudar o aumento de várias taxas impostas a veículos alimentados com combustíveis fósseis    – desde a matrícula ao estacionamento. A taxa de registo atual é de 12 por cento para ligeiros de passageiros, enquanto as viaturas totalmente elétricas beneficiam de isenção do emolumento pelo menos até fevereiro de 2027.

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