Não é todos os dias que se tem a hipótese de se comprar peças vindas de monolugares de Fórmula 1 – e muito menos motores. A Honda dará uma dessas raras oportunidades em leilões que decorrerão brevemente.
Entre o espólio, está o motor RA100E V10, que em 1990 equipou o McLaren com o qual Ayrton Senna alcançou o segundo título de campeão do mundo de Fórmula 1. O primeiro leilão será já em agosto na Monterey Car Week na Califórnia (Estados Unidos da América).
Mas haverá outro material e peças do espólio da Honda Racing Corporation a ser leiloado, incluindo peças de edições limitadas ou merchandising autografado.
Segundo o construtor japonês, a “iniciativa surge do compromisso da Honda em preservar o seu legado nas corridas”. O fabricante está a dar a chance aos adeptos de terem um elemento da sua história de sucesso na categoria rainha do automobilismo.
Honda RA100E V10
A Honda estreou os seus motores RA em 1989 com a obrigatoriedade dos motores aspirados, sendo concebido por Osamu Goto. Na altura, o RA109E equipou o McLaren MP4/5, sendo Ayrton Senna campeão do mundo pela primeira vez depois de um aceso duelo com Alain Prost.
No ano seguinte, o propulsor evoluiu para o RA100E V10. Também de arquitetura V10 e de 3,5 litros, foi revisto no diâmetro e curso, procurando uma melhoria da eficiência e do desempenho dinâmico.
Apesar de ter tido alguns problemas inicialmente, o propulsor foi um sucesso, com seis vitórias em 16 corridas, título de construtores com a McLaren e título de pilotos graças a Ayrton Senna.
Estes motores V10 só duraram duas temporadas, antes de a Honda partir para os V12 e, depois, afastar-se no fim de 1992. Regressaria com equipa oficial em 2000, desenvolvendo uma nova geração de propulsores V10 ‘RA’ 3,0 litros, quando esta se tornou na arquitetura obrigatória.
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