Sem categoria MotoGP já tem calendário para 2026 e Portugal está lá. Saiba as datas

MotoGP já tem calendário para 2026 e Portugal está lá. Saiba as datas


Já há calendário para a temporada de 2026 do Campeonato do Mundo de MotoGP. Estão programadas 22 jornadas, tal como este ano, e o GP de Portugal está presente.

 

Começando pelo fim. O GP de Portugal de 2026 é, de novo, no Autódromo Internacional do Algarve em Portimão, e mantém-se como penúltima etapa do calendário. Será de 13 a 15 de novembro, uma semana antes do GP de Valência que encerrará a época.

Tal como aconteceu este ano, a temporada do MotoGP irá começar com o Grande Prémio da Tailândia em Buriram – marcado para 27 de fevereiro a 1 de março.

É a única ronda asiática ‘deslocada’ das restantes, que mantêm os seus posicionamentos na fase final da temporada (os GP do Japão, da Indonésia, da Austrália e da Malásia disputam-se por esta ordem entre outubro e novembro de 2026).

Depois, de 20 a 22 de março, haverá o regresso do GP do Brasil 12 anos depois, sendo no Autódromo Internacional Ayrton Senna em Goiânia. Uma semana mais tarde, realiza-se o GP das Américas em Austin, sendo a primeira sequência de duas rondas consecutivas.

Num regresso à Ásia, de 10 a 12 de abril será o GP do Catar em Losail, antes da entrada na Europa com o GP de Espanha em Jerez de 24 a 26 de abril. Depois, até setembro, o MotoGP ‘assenta’ na Europa.

Mudanças ligeiras na calendarização

Durante o périplo europeu, há algumas mexidas face a 2025, embora sejam os mesmos Grandes Prémios. No ano que vem, o GP da Áustria deixa as suas datas habituais em meados de agosto para ser um mês depois (18 a 20 de setembro).

A Catalunha (em Barcelona) passará de setembro para maio, ao passo que Aragão regressa ao fim de agosto depois de este ano ter sido realizado em junho.

O GP da Hungria também é antecipado, estando agendado para 5 a 7 de junho, ao passo que o GP da Grã-Bretanha volta às datas que foram típicas durante vários anos no começo de agosto – entre os dias 7 e 9, marcando o regresso da pausa de verão.

A última ronda europeia antes da fase asiática é o GP da Áustria, que antecede o GP do Japão. Este será uma semana mais tarde relativamente a 2025, mas nada muda na sequência daí em diante até ao fim da época em Valência de 20 a 22 de novembro de 2026, conforme já referimos.

Esta calendarização evita sequências de três fins de semana consecutivos com Grande Prémio, mas há oito ocasiões em que duas rondas são em semanas seguidas. A pausa de verão será pouco inferior a um mês, entre os GP da Alemanha (10 a 12 de julho) e da Grã-Bretanha (7 a 9 de agosto).

Marc Márquez domina este ano, Oliveira em 25.º

A época atual do MotoGP chegou à pausa de verão no último fim de semana. Após o GP da Chéquia, 12.ª das 22 jornadas, Marc Márquez (Ducati) é o líder com 381 pontos – mais 120 do que o irmão, Álex (Gresini). Tem oito vitórias, incluindo as cinco consecutivas da atual série.

Miguel Oliveira, que chegou à Pramac Yamaha, esteve muito tempo afastado por lesão. Soma apenas seis pontos, que lhe valem o 25.º posto. Não pontuou nas últimas três provas.

Calendário do MotoGP em 2026

A agenda do MotoGP para 2026© MotoGP  

[Notícia atualizada às 14h09 com todos os detalhes]

Leia Também: Miguel Oliveira regista a pior classificação do ano no GP da Chéquia

Related Post

Generated by Feedzy