O novo Audi A6 Limousine já está disponível nos concessionários portugueses. Tem preços entre os 65.350 euros e os 84.785 euros, num total de quatro variantes.
A motorização mais barata é o TDI S tronic a diesel, de quatro cilindros, cuja potência chega aos 204 cv (65.350 euros, segundo o Automóvel Club de Portugal), também disponível na variante quattro (70.950 euros).
Depois, há um seis cilindros TFSI a gasolina inserido em duas opções híbridas plug-in com tração integral quattro em que o motor elétrico dianteiro tem 75 cv. A versão de 299 cv custa a partir de 69.285 euros, enquanto a de 367 cv chega por 84.785 euros.
O grande destaque é o baixo coeficiente de arrasto aerodinâmico (Cd) de 0,23: “A qualidade aerodinâmica de um veículo é determinada primariamente pela sua forma básica. Graças à sua carroçaria mais baixa e, portanto, mais aerodinâmica, para além do tejadilho alongado, os sedans têm uma vantagem clara aqui. E, mais que isso, usámos várias outras medidas para alcançar o valor Cd notável de 0,23”, referiu Sebastian Weiper, responsável pelo desenvolvimento da aerodinâmica.
À frente, encontra-se a clássica grelha Singleframe numa posição baixa, tal como spoiler no para-choques e entradas de ar laterais. A traseira alongada agressiva possui os quatro anéis numa posição elevada e curva-se ligeiramente para cima no final. O difusor é amplo, ajudando a minimizar a turbulência do fluxo de ar na parte traseira do veículo.
As perdas de fluxo de ar entre o para-choques e a unidade de arrefecimento dianteira foram reduzidas em até 70 por cento. A parte inferior da carroçaria inclui painéis que controlam o fluxo de ar, com spoilers nas rodas e coberturas no túnel de transmissão e eixo traseiro.
O Audi A6 Limousine chega com suspensão pneumática adaptativa opcional, que aprimora ainda mais o desempenho aerodinâmico ao baixar a altura ao solo. As jantes são de 19 polegadas e os pneus possuem amortecedores de ruído.
Interior
Evitar barulhos intrusivos a bordo foi uma preocupação, com um isolamento acústico melhorado em até 30 por cento – incluindo na vedação das janelas e das portas. Há vidros acústicos opcionais.
O tejadilho é panorâmico em vidro. Por dentro, acede-se a um cockpit virtual com ecrã diagonal de 11,9 polegadas e ecrã tátil MMI de 14,5 polegadas, assim como um ecrã MMI opcional de 10,9 polegadas para o passageiro dianteiro.
Opcionalmente, há um head-up display que mostra informação vital no campo de visão do condutor, incluindo velocidade e sistemas de assistência ativa, assim como instruções de navegação.
A bagageira tem capacidade de até 492 litros dependendo da motorização. O portão traseiro pode ser operado eletricamente como opção, abrindo e fechando com um gesto feito com o pé.
Há até 11 cores disponíveis, sendo que o verde Midnight Green, o azul Ascaris Blue Metallic e o cinzento Daytona Gray são novos e exclusivos da linha S.
[Notícia atualizada às 15h31]
Leia Também: Novo Audi Q3 chega a Portugal em setembro; encomendas abertas