A atravessar um ano complicado do ponto de vista das vendas, a Tesla confirmou uma descida das receitas no segundo trimestre do ano – de 12 por cento ao todo e de 16 por cento no negócio automóvel.
A empresa de Elon Musk encaixou 22,496 milhões de dólares entre março e junho, numa descida de 12 por cento por comparação com o mesmo período do ano passado. Analisando apenas as receitas geradas pelo setor automóvel, estas foram de 16,661 milhões de dólares (menos 16 por cento).
O lucro líquido da Tesla foi de 1,172 milhões de dólares, o que representou 16 por cento a menos do que em igual período de 2024. Estes dados constam da atualização financeira relativa ao segundo trimestre do ano, consultada pelo Auto ao Minuto.
A firma atribui a quebra de receitas à redução de venda de veículos, mas também ao declínio nas receitas de Geração e Armazenamento de Energia e à receita de crédito regulatório mais baixa, bem como à redução do preço médio de venda de veículos.
Do lado da rentabilidade, o lucro operacional desceu 42 por cento, e mais uma vez entre os fatores com impacto negativo esteve a descida de venda de automóveis. Pelo lado positivo, destaca-se o custo mais baixo por veículo e o crescimento no lucro bruto de Geração e Armazenamento de Energia.
Produção estagnada, menos entregas
No que concerne à produção de automóveis elétricos, a Tesla teve um desempenho praticamente igual ao do segundo trimestre do ano passado, produzindo apenas menos 587 unidades num total de 410.244. No entanto, as entregas sofreram um ‘tombo’ de 13 por cento (384.122).
Trimestre marcou ponto de viragem
Neste segundo trimestre do ano, a Tesla apostou “no início da transição de liderar nas indústrias dos veículos elétricos e da energia renovável para se tornar também líder na Inteligência Artificial“.
O relatório dos resultados trimestrais recorda o lançamento do serviço de robotáxi em Austin e a expansão da oferta de veículos, tal como o desenvolvimento de dois novos modelos. E promete manter investimentos de alto valor “apesar de um ambiente macroeconómico de incerteza sustentada, resultante das alterações nas tarifas, impactos pouco claros das mudanças à política fiscal e sentimento político”.
Nas últimas semanas, o fabricante anunciou a entrada oficial na Índia, mas também viu o seu Model 3 a atingir os três milhões de vendas. A empresa fez abrir um novo conceito de restaurante/posto de carregamento, o Tesla Diner em Los Angeles, mas no lado menos positivo assistiu à saída de um dos vice-presidentes, Troy Jones.
As vendas da Tesla em Portugal
Em Portugal, a Tesla apresentou uma quebra de vendas de 25,3 por cento, com 4.088 automóveis ligeiros vendidos na primeira metade deste ano e quota de mercado a descer de 4,70 por cento para 3,30 por cento.
Uma tendência contrariada com a subida de 7,30 por cento nas matrículas em junho (1.315 automóveis). Porém, a quota de mercado no sexto mês do ano também diminuiu (de 6,07 por cento para 5,67 por cento), segundo dados da ACAP – Associação Automóvel de Portugal.
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