Sem categoria UE visa banir veículos de aluguer não elétricos em 2030. Alemanha critica

UE visa banir veículos de aluguer não elétricos em 2030. Alemanha critica


A União Europeia está determinada em cumprir metas de emissões poluentes, com planos para banir automóveis de combustão até 2035. E visa, agora, interditar em 2030 os carros de aluguer e de grandes empresas que com motores de combustão.

 

É uma informação adiantada pelo Bild Zeitung, que cita fontes da UE sem as identificar. A proposta da Comissão Europeia deve ser formalmente apresentada ainda no verão.

No eventual quadro regulamentar que está a ser trabalhado, empresas de aluguer de automóveis e grandes firmas podem ficar impedidas de adquirir novos carros não elétricos para as suas frotas a partir de 2030.

Estima-se que frotas corporativas representem cerca de 60 por cento das vendas de novos veículos.

Críticas vêm da Alemanha

O chanceler da Alemanha não vê estas potenciais novas medidas da UE com bons olhos. Friederich Merz afirmou, citado pela agência Reuters: “Não podemos permitir que isto seja destruído pelo foco em tecnologias que podem não estar suficientemente preparadas para o mercado numa determinada data para depender em exclusivo nessa única tecnologia. É por isso que nos opomos a especificações tão rígidas”.

Markus Ferber, eurodeputado alemão, também não concorda com a medida, conforme expressou numa carta enviada à presidente da Comissão, Ursula von der Leyen: “Uma aceleração para veículos 100 por cento elétricos nas frotas corporativas até 2030 não é realista”, terá alertado, segundo o Bild.

UE determinada a interditar motores de combustão

As medidas da UE quanto aos motores de combustão têm um objetivo claro de melhorar a qualidade ambiental, forçando a adoção de meios de mobilidade sustentável para diminuir as emissões de dióxido de carbono.

Está prevista a proibição de novos carros com motores de combustão interna a gasolina e gasóleo, a partir de 2035. Entretanto, as normas de emissões poluentes serão endurecidas com a chegada do Euro 7 em 2030 – que também visa as partículas emitidas pelos pneus e travões.

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