Sem categoria California Corvette Concept, hipercarro futurista inspirado na Califórnia

California Corvette Concept, hipercarro futurista inspirado na Califórnia


O Corvette tem um novo design conceptual, que é o segundo dos três estudos que vão ser lançados ao longo deste ano. Neste caso, a inspiração vem do sul da Califórnia (‘SoCal’), não deixando de homenagear a história do Corvette.

 

O California Corvette Concept não tem como intenção chegar à fase de produção. Foi concebido a partir de uma folha em branco, sendo um exercício de imaginação sobre o que podem ser os Corvette no futuro.

Como é fácil perceber, trata-se de um hipercarro, com as linhas icónicas do Corvette e ‘alma’ californiana. Para além do sul da Califórnia, também se deixa inspirar por simuladores de corridas e, claro, pela história do Corvette.

Design exterior

Vista lateral© General Motors  

O automóvel conceptual possui um spoiler aerodinâmico ativo e travão de ar, assim como jantes grandes de 21 polegadas à frente e de 22 polegadas atrás. Na zona das rodas do automóvel, as proporções são grandes, mas a parte do habitáculo é estreita e afunilada.

Na parte inferior da carroçaria encontra-se uma estrutura em túnel, com tubo de carbono leve. Já a capota frontal é de peça única e articulada através de dobradiças.

Trata-se de um carro elétrico, em que o conjunto de baterias prismático assume a forma de um T. Desta forma, é possível manter o banco numa posição baixa e otimizar o fluxo de ar em torno do chassis.

O conceito por dentro Por dentro do California Corvette Concept© General Motors  

O interior é minimalista, focado no condutor (que é o único ocupante), com o head-up display de realidade aumentada a exibir as informações essenciais. Há, ainda, um ecrã inserido no próprio volante.

Bryan Nesbitt, vice-presidente de design global da General Motors, afirmou em comunicado: “As nossas equipas Advanced Design estão dedicadas a moldar o futuro, impulsionar inovação e a explorar o que é possível. O conceito California Corvette é outro exemplo de design inovador. Convidámos vários estúdios de design da GM a imaginar hipercarros inspirados no Corvette – o primeiro deles foi revelado pelo nosso estúdio do Reino Unido em março. A equipa da Califórnia entregou agora um estudo complementar que honra o lendário desempenho Corvette, enquanto o infunde com a sua própria visão distintiva”.

Já Brian Smith, diretor de design da GM Advanced Design Pasadena, explicou a inspiração deste California Corvette: “O sul da Califórnia está no coração da cultura automóvel e de design há um século, e a GM tem uma profunda presença de design aqui há quase 40 anos. Queríamos garantir que este conceito era desenvolvido através da lente ‘SoCal’, mas com uma perspetiva global e futurista. A dualidade do propósito é a base da estratégia de design deste concept. O aspeto que define o design é a capota frontal de peça única com dobradiças, que permite a remoção de toda a estrutura superior, transformando o conceito de um desportivo ágil e elegante num carro de corridas leve e aberto”.

O concept do Reino Unido

O concept lançado em abril© General Motors  

O primeiro destes Corvette conceptuais a ser lançado foi concebido pelo novo estúdio de design avançado em Royal Leamington Spa (Reino Unido), sendo lançado em abril passado.

Foi, também, um primeiro vislumbre de um concept que será lançado ainda em 2025, num projeto conjunto com a equipa de design da GMC em Detroit.

O conceito britânico é futurista, com formas limpas e linhas musculadas. Inspirado na aviação e na ‘janela dividida’ do Chevrolet Corvette Sting Ray de 1963, tem uma divisão entre as partes superior e inferior do carro. As jantes são de 22 polegadas à frente e 23 polegadas atrás.

É suposto ser um carro elétrico, com uma estrutura de halo no tejadilho, chassis inspirado nos carros de corrida com suspensão pushrod e uma dualidade aerodinâmica com comportamentos diferentes em estrada e em pista – onde são ativadas, por exemplo, as ‘barbatanas’ dorsais e a ventilação do spoiler cria uma vetorização aerodinâmica para melhorar o desempenho em curva. Por dentro, encontra-se um ecrã aumentado na longarina central do para-brisas.

Leia Também: Chevrolet Corvette ZR1X, o novo hipercarro americano com 1.267 cv

Related Post

Generated by Feedzy