O ExCel London, em Londres, acolhe este fim de semana a última jornada da época do Campeonato do Mundo de Fórmula E. É uma ronda dupla, com qualificação e corrida quer no sábado, quer no domingo.
Oliver Rowland (Nissan) sagrou-se campeão há duas semanas em Berlim. Mas o segundo lugar está totalmente em aberto, numa luta que envolve, matematicamente, nove pilotos.
Mas há quatro principais candidatos a alcançar o vice-campeonato. Na chegada a Londres, Pascal Wehrlein, da Porsche, ocupa o segundo posto com mais 13 pontos do que Taylor Barnard (McLaren/Nissan).
Félix da Costa ataca o segundo lugar… e não só
Segue-se António Félix da Costa. O português da Porsche ainda procura a primeira vitória da temporada e está a 22 pontos da segunda posição do campeonato.
Na capital do Reino Unido, tentará ser vice-campeão e evitar passar uma época sem triunfos pela primeira vez desde 2017/2018.
Ao mesmo tempo, terá a missão de ajudar a Porsche a alcançar os títulos de construtores e de equipas, naquela que pode ser a sua despedida do construtor germânico.
Os outros candidatos
Logo atrás de Félix da Costa está Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing), com apenas menos um ponto depois de ter saído de Berlim com o segundo triunfo do ano.
Jean-Éric Vergne (DS Penske), Dan Ticktum (Cupra), Edoardo Mortara (Mahindra), Maximilian Günther (DS Penske) e Jake Dennis (Andretti/Porsche) também têm chances matemáticas de acabar o campeonato na segunda posição. No entanto, precisam de combinações de resultados improváveis para lá chegarem.
Títulos de equipas e de construtores em aberto
Enquanto o campeão de pilotos está encontrado – Oliver Rowland – os de equipas e de construtores estão ainda em disputa total. Por equipas, a formação oficial da Porsche lidera com mais 23 pontos do que a Nissan, seguindo-se a DS Penske que já está a 60 pontos do topo. Estando 94 pontos em cima da mesa, o título ainda é possível, mas muito difícil de acontecer.
Entre os fabricantes, a Porsche tem apenas mais sete pontos do que a Nissan, pelo que tudo pode acontecer. Em terceiro, a Jaguar está a 63 pontos, sendo que contam os resultados dos dois melhores pilotos de cada fabricante. A Stellantis (representada pelas marcas DS e Maserati) está em quarto a exatos 100 pontos do topo, pelo que, matematicamente, já não pode chegar ao título.
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