Pode parecer desnecessário, mas não é. Caso esteja a circular sozinho ou apenas com o passageiro da frente no automóvel, em certos casos deve manter os cintos de segurança de trás apertados.
A Direção-Geral de Trânsito espanhola deixa essa recomendação nas redes sociais: “Se vai de férias e leva o porta-bagagens carregado, mesmo sem levar passageiros na parte traseira, podem apertar-se esses cintos de segurança para evitar que a carga do porta-bagagens penetre no habitáculo em caso de colisão“.
Embora não seja obrigatório proceder a esta prática, a mesma pode ser uma mais-valia em termos de segurança no caso de impactos mais fortes. Mesmo que os bancos traseiros sejam uma barreira entre o porta-bagagens e a zona dos ocupantes, pode ocorrer o ‘efeito elefante’, em que os objetos são arremessados para a frente e atingem quem vai a bordo.
Inclusive objetos aparentemente inofensivos podem ser perigosos quando projetados – uma vez que é como se fossem bem mais pesados caso sejam arremessados em travagens fortes.
Outras práticas para ter a bagagem em segurança
Para além de ter os cintos traseiros apertados, há outras práticas que deve seguir com a bagagem a bordo. Na disposição da mesma, deve colocar os objetos mais volumosos e pesados numa posição inferior do porta-bagagens e os mais leves e cima para manter a estabilidade sob controlo.
Se possível, deve prender os itens incluídos no porta-bagagens com correias ou redes e colocar objetos mais pequenos em compartimentos específicos caso existam – incluindo o porta-luvas.
Leia Também: Passageiro sem cinto de segurança. Quem é multado?