O serviço de robotáxi da Tesla continua a dar passos na sua implementação. Ainda numa fase de testes, chegará agora à cidade de San Francisco – menos de dois meses após a estreia em Austin (Texas).
Segundo a Business Insider, citado pela Reuters, o serviço irá operar numa boa parte da Bay Area, apanhando Marin County, boa parte da East Bay e até San Jose.
Já esta sexta-feira, alguns proprietários de viaturas da Tesla vão receber convites para usufruírem do serviço. Apesar de serem carros autónomos, terão condutor de segurança a bordo, que pode operar o volante e os travões.
A expansão para San Francisco está em linha com o que o diretor-executivo da Tesla, Elon Musk, afirmou numa conferência com investidores esta semana.
O empresário tinha revelado que decorria o processo para obter permissão no sentido de operar em vários estados americanos – incluindo a Califórnia, onde se insere San Francisco, mas também Arizona, Florida e Nevada.
No caso concreto da Califórnia, a Tesla ainda não apresentou a candidatura às permissões necessárias de forma a operar veículos totalmente autónomos naquele Estado. No entanto, está autorizada a testar com um condutor ao volante – como irá acontecer neste início em San Francisco.
O serviço de robotáxi da Tesla é proporcionado pelo Model Y – um SUV que pode atingir 622 km de autonomia (ciclo WLTP), recuperando carga para 267 km com um quarto de hora de carregamento.
Robotáxis são parte essencial da estratégia da Tesla
A Tesla pode ter começado como fabricante de automóveis, mas os robotáxis são exemplo das ambições na área da robótica e software de automação – tal como o robô humanoide Optimus.
No entanto, o início dos testes em Austin não foi isento de problemas. Estes levaram a Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário (NHTSA) a pedir informações.
Os incidentes terão incluído excesso de velocidade, circulação na faixa errada ou até em contramão, além de paragens súbitas. No entanto, não terão envolvido outros utentes da via.
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