As versões plug-in híbridas do Opel Astra e do Astra Sports Tourer estão mais potentes e ganham mais autonomia. As atualizações da motorização foram anunciadas esta segunda-feira.
Este novo conjunto propulsor debita 196 cv de potência, num acréscimo de 16 cv face à variante anterior. O binário atinge os 360 Nm.
O motor de combustão é um quatro cilindros turbo de 1,6 litros, com 150 cv de potência. A este, junta-se um motor elétrico no eixo frontal com até 125 cv de potência.
É possível usar o modo totalmente elétrico em trânsito citadino e urbano, cuja autonomia aumenta para os 83 km (ciclo WLTP) graças à bateria com 17,2 kWh de capacidade.
Quanto ao motor de combustão, apresenta consumos de 2,2 litros a 2,4 litros por cada 100 quilómetros, o que é uma melhoria face às versões anteriores. Os consumos de energia também baixam (12,7 a 13,1 kWh por 100 quilómetros).
A transmissão é, igualmente, nova, consistindo numa caixa de dupla embraiagem de sete velocidades eletrificada.
O utilizador dos novos Astra híbridos plug-in contam com o sistema de infoentretenimento, ecrã tátil de 10 polegadas, ecrã de informação para o condutor, ligação sem fios a smartphones e também sistema de ignição sem chave Keyless Start.
À hora de redação deste artigo, os preços para Portugal ainda não tinham sido anunciados – nem se ou quando estes Astra atualizados estarão disponíveis. Para a Alemanha, a Opel prometeu os mesmos preços de antes para ambos os plug-in híbridos: 38.460 euros no caso do Astra e 39.960 euros no que toca ao Astra Sports Tourer.
Patrick Dinger, diretor de marca da Opel Alemanha, referiu em comunicado: “Para aqueles que querem conduzir de forma particularmente dinâmica e responsável e, ao mesmo tempo, sem serem já totalmente elétricos, o novo [sistema] híbrido plug-in no Astra e no Astra Sports Tourer é exatamente a escolha certa. Os 144 kW (196 cv) de potência do sistema e os 360 Nm de binário prometem um prazer de condução intenso. Além disso, com os híbridos plug-in, os clientes têm a vantagem de conservar mais energia para quando é requerida. Por exemplo, podem mudar para operação puramente elétrica na cidade. Isso dá-lhes a liberdade de escolherem sempre o seu tipo de motorização preferido”.
Leia Também: São 280 cv. Novo Opel Mokka GSE é o elétrico mais rápido da marca