O Ferrari F40 LM é um dos automóveis que marcou a história do famoso construtor do ‘Cavallino Rampante’. Um dos exemplares, com preparação da Michelotto para competição, vai estar a leilão já em agosto durante a Monterey Car Week.
Em teoria, este automóvel especial poderá ser seu… se tiver ‘carteira’ para o comprar, já que se estima um preço entre os sete e os oito milhões de euros.
Segundo a RM Sotheby’s, responsável pelo leilão, o diretor de gestão do importador Charles Pozzi SA, Daniel Marin, entregou o Ferrari F40 LM a Giuliano Michelotto com o intuito de preparar uma versão para as corridas. Ao todo, 19 unidades foram tratadas pela Michelotto.
Este exemplar em concreto recebeu as especificações mais potentes GTC para competir no FIA GT. É de 1993 e conta com o mais potente motor de um F40 – são 760 cv de potência do motor biturbo V8 que originalmente tinha 478 cv.
Para tal, foram colocados intercoolers Behr maiores, assim como novos eixos de comando de válvulas e restritores de ar mais largos. O sistema de gestão de combustível foi alterado e o efeito do turbo é maior.
Apesar de existirem limites à redução do peso impostos pela IMSA e pela FIA, houve margem para trabalhar a aerodinâmica: foi incluído um spoiler dianteiro de grandes dimensões, o capot da frente recebeu entradas de ventilação mais generosas e há uma grande asa traseira ajustável.
Por outro lado, foram incluídos discos de travão Brembo de maiores dimensões, jantes mais largas com pneus mais macios e a altura ao solo diminuiu. Por dentro, há um painel de instrumentos e cintos de segurança de competição.
Este Ferrari F40 LM by Michelotto é o 14.º dos 19 preparados em específico. Já este ano ganhou o concurso ModaMiami na categoria ‘Ferrari: Passion and Performance Collection’, enquanto em 2009 foi certificado como clássico da Ferrari (‘Ferrari Classiche Certified’).
Leia Também: Um de 499. Raro LaFerrari é o novo membro da coleção do Museu do Caramulo