O verão é a época de férias por excelência de milhões de portugueses. Muitos aproveitam para sair das suas regiões habituais, fazendo deslocações de automóvel.
Por vezes, essas viagens são mais longas e exigentes não só para a viatura, como também para o condutor – que tem de passar mais horas ao volante. Ao mesmo tempo, há algumas vias que podem ficar congestionadas com a afluência para os locais turísticos.
Há algumas dicas que pode e deve seguir para tornar as suas viagens de férias mais seguras para si e para todos os utentes das vias – assim como a permanência nos locais de veraneio.
Verificar o estado do veículo
Mandam as regras do bom-senso conferir o estado geral do seu automóvel antes de viajar, sobretudo se forem longas distâncias. Falamos da condição e da pressão dos pneus, direção, luzes do painel de instrumentos, escovas do para-brisas, suspensões, níveis do óleo do motor, líquido de refrigeração e líquido do para-brisas, das luzes e dos travões, assim como do motor.
Esteja, também, atento a eventuais danos de carroçaria que possam influenciar o bom funcionamento da viatura ou possíveis fissuras nos vidros. Outro aspeto é a ventilação e o ar condicionado, essenciais para manter o interior confortável e adequado – as temperaturas nesta época do ano são, normalmente, altas.
Assegure, ainda, que tem a bordo o colete refletor e o triângulo de sinalização de emergência – dispositivos obrigatórios dos quais pode precisar, pois avarias e acidentes podem acontecer. A Deco Proteste recomenda, inclusive, a ter a bordo ferramentas necessárias a uma eventual troca de pneus.
Bagagem e carga
É natural, ao ir e vir de férias, transportar alguma carga – seja a bordo na bagageira, nos suportes de tejadilho ou até em atrelados. Certifique-se que cumpre sempre os limites para os quais o automóvel foi concebido.
Documentação
Garanta que está munido da documentação automóvel (seguro e inspeção em dia com respetivos documentos, que podem ser apresentados via aplicação gov.pt em território nacional ou em PDF digital noutros países da União Europeia). Também deve garantir que tem o Documento Único Automóvel, carta de condução e identificação civil válidos e em vigor e eventuais documentos adicionais necessários para viajar ao estrangeiro (sobretudo, para fora da União Europeia).
Cumpra as normas de trânsito
É essencial cumprir sempre as normas de trânsito e adotar uma condução defensiva para prevenir acidentes e reduzir a sinistralidade, aumentando a segurança de todos a bordo do seu automóvel e na via. Use cinto de segurança e, se vai com crianças, certifique-se que estas estão presas com o cinto ou os sistemas de retenção obrigatórios para os mais novos. Tenha atenção, também, ao comportamento dos outros utentes das vias para evitar, ao máximo, imprevistos. Se vai conduzir no estrangeiro, informe-se das regras de trânsito locais, que podem não ser exatamente iguais às portuguesas.
Pausas na viagem
Não é obrigatório, pelo Código da Estrada, fazer paragens. No entanto, é recomendável descansar com pausas de duas em duas horas nas deslocações mais longas. Isto é ainda mais importante se transportar crianças, para que estas libertem a energia.
Quando viajar?
Deve fazer as suas deslocações fora das horas de maior calor (de manhã ou ao fim do dia), que também costumam ter menos trânsito nas estradas.
Verifique o estado das vias
Antes de iniciar a viagem, verifique se as estradas por onde prevê passar estão a funcionar sem constrangimentos. Informe-se sobre cortes de trânsito, obras ou até incêndios – que não só podem originar interrupções de circulação, como também gerar situações potencialmente perigosas a quem é apanhado em vias nas zonas onde as chamas lavram.
Manter temperaturas razoáveis a bordo
O verão é marcado pelo tempo quente e um automóvel pode aquecer muito rapidamente. Use os sistemas de ventilação e/ou ar condicionado durante as viagens, sobretudo quando não é possível ter os vidros abertos, para garantir o conforto térmico.
Cuidado onde e como estaciona o carro
Estacionar o veículo pode ser, por vezes, complicado – em especial quando há mais movimento e automóveis. Deve garantir que estaciona em locais abrigados do sol para proteger o seu veículo. Parar em terrenos com vegetação seca é de evitar, pelo risco de incêndio desencadeado pelo próprio carro. E tenha, também, em conta a segurança da zona onde deixa a viatura, mitigando o risco de ser alvo de furtos ou danos.
Leia Também: De quanto em quanto tempo deve mudar os pneus do carro?