Dois anos depois de chegar, Frédéric Vasseur renovou o seu contrato como chefe de equipa da Ferrari na Fórmula 1. O acordo é válido para vários anos, com a duração exata não anunciada.
Num comunicado, o francês disse como encara a extensão do seu vínculo com o fabricante de Maranello: “Estou grato pela confiança que a Ferrari continua a depositar em mim. Esta renovação não é só uma confirmação – é um desafio para continuar a progredir, manter o foco e entregar resultados“.
Na chegada à Ferrari, Frédéric Vasseur teve como missão estabelecer as bases para atacar o regresso ao topo do Mundial de Fórmula 1 e os títulos que fogem há mais de 15 anos.
O líder da Scuderia frisou que, agora, há que aproveitar essas fundações: “Ao longo dos últimos 30 meses, estabelecemos alicerces sólidos, e agora temos de construir em cima deles com consistência e determinação. Sabemos o que é esperado e estamos todos totalmente comprometidos em atender a essas expectativas e dar o próximo passo juntos”.
Os resultados com Frédéric Vasseur
Como em 2023 chegou apenas em janeiro, Frédéric Vasseur teve um papel menos preponderante na preparação dessa época, que a Ferrari acabou em terceiro no campeonato sendo a única equipa além da Red Bull a vencer – graças a Carlos Sainz no GP de Singapura.
As melhorias foram claras no ano passado, o primeiro totalmente trabalhado sob a batuta do gaulês. Cinco vitórias em corrida entre Carlos Sainz e Charles Leclerc e o vice-campeonato de construtores foram o saldo de 2024 que fez crescer as expectativas para este ano.
Sobretudo com o anúncio da contratação de Lewis Hamilton. No entanto, o desempenho na comparação relativa aos adversários piorou. A Ferrari ainda está em segundo no campeonato, mas sem argumentos para fazer face à McLaren ou para vencer corridas até agora.
Mudanças na equipa técnica
Em termos de estrutura, de destacar as contratações de Loïc Serra para diretor técnico de chassis e de Jérôme d’Ambrosio como vice-chefe de equipa no ano passado – ambos provenientes da Mercedes.
Também em 2024, Diego Tondi foi colocado no cargo de diretor técnico de aerodinâmica, enquanto em 2023 Fabio Montecchi foi colocado na posição de engenheiro chefe de projeto depois de David Sanchez rumar à McLaren.
De referir que a posição de Frédéric Vasseur chegou a ser alvo de rumores – especulando-se sobre uma aproximação da Ferrari a Christian Horner, que recentemente foi dispensado pela Red Bull.
Leia Também: Frédéric Vasseur renova como líder da Ferrari na Fórmula 1