A Tesla foi uma das pioneiras nos automóveis 100 por cento elétricos. O seu proprietário e fundador é Elon Musk, que tem vindo a somar polémicas e a ganhar uma reputação controversa. E isso pode ter um impacto mais amplo do que apenas na Tesla.
É a conclusão de um estudo publicado na Nature, que conduziu inquéritos nos Estados Unidos da América entre novembro de 2023 e março deste ano – ou seja, antes e depois de Elon Musk enveredar pela política, com o apoio reiterado a Donald Trump e a breve passagem pela sua Administração. O objetivo do estudo foi analisar se as percepções sobre Elon Musk tornaram os automóveis da Tesla mais polarizadores do que outros.
Conservadores indiferentes, liberais nem por isso
Por um lado, Elon Musk construiu uma imagem conservadora com o seu envolvimento na política, e os carros elétricos não apelam aos conservadores independentemente do empresário. Por outro lado, a opinião dos liberais acerca do magnata deteriorou-se e, com isso, também as suas intenções de adquirirem automóveis elétricos no geral – e não apenas os Tesla.
Segundo se lê no estudo, “os liberais mostraram intenções decrescentes de adquirir Teslas comparando com outros veículos elétricos e, em menor grau, intenções decrescentes de adquirir veículos elétricos”.
Elon Musk gera particular controvérsia entre os liberais nos EUA. Do lado dos conservadores, a posição não foi influenciada pelo empresário: “Os conservadores desfavoreceram consistentemente a aquisição quer de Teslas, quer de veículos elétricos, independentemente da percepção sobre Musk”.
Os autores do estudo escreveram depois: “Descobrimos que ambos os efeitos estão associados a percepções negativas sobre Musk. A pessoa pública de Musk pode, portanto, ter reduzido o apoio dos liberais aos Teslas, sem aumentar o apoio conservador“.
Segundo o trabalho de investigação, a pessoa pública conservadora de Elon Musk pode ajudar a explicar as conclusões, sendo que “os liberais com opiniões baixas e moderadas sobre Elon Musk têm menores intenções de adquirir Teslas do que veículos elétricos, enquanto liberais com opiniões altas sobre Elon Musk não diferem nas suas intenções de adquirir Teslas e veículos elétricos”.
Opiniões sobre um CEO com impacto em toda uma indústria
Da parte dos conservadores, não há um efeito significativo das percepções que há acerca de Elon Musk. E o estudo refere: “Este ‘efeito de reação’ da Tesla entre liberais, a par do viés negativo indelével mostrado pelos conservadores relativamente aos Tesla e aos carros elétricos no geral, traz implicações importantes sobre como as percepções públicas dos líderes das empresas podem moldar as atitudes e comportamento dos consumidores não só para a sua própria marca, como para toda a indústria“.
Colocando em termos mais simples, o estudo admite que a negação dos veículos elétricos por parte dos conservadores, aliado à opinião negativa dos liberais acerca de Elon Musk com impacto nas intenções de adquirir Tesla e viaturas elétricas, demonstra que um líder de empresa que seja polarizador pode ter um impacto prejudicial em toda uma indústria.
Alexandra Flores, psicóloga e principal autora do estudo, disse citada pelo The Guardian: “A suspeita é de que Elon Musk se tornou tão sinónimo de veículos elétricos nos EUA que as percepções sobre ele afetaram toda a classe de veículos. Isto tornou-os muito menos apelativos a liberais – ele realmente arrastou as percepções sobre veículos elétricos no geral. É decididamente invulgar ter um diretor-executivo a ter tanto impacto em toda uma classe de produtos”.
Leia Também: Tesla prepara novo modelo mais acessível. Elon Musk revela qual