Em 2003, Martin Eberhard e Marc Tarpenning fundaram a Tesla, empresa que queria ser, simultaneamente, um construtor automóvel e uma tecnológica. Só mais tarde é que Elon Musk se juntou ao projeto – primeiro como acionista, antes de assumir o controlo.
A convivência de Musk com os fundadores originais acabaria por resultar em tensões que até originaram um processo judicial.
Agora, Martin Eberhard veio a público criticar parte do caminho seguido por Musk – em particular por não ter um modelo de baixo custo.
Aquele co-fundador da Tesla referiu numa entrevista ao canal de YouTube de Kim Java que, depois do Roadster, “todos os modelos da Tesla parecem uma barra de sabão num túnel de vento”, sem que tenham desenhos inspiradores.
Martin Eberhard disse na mesma conversa: “Na verdade, estou desapontado por a Tesla ter cancelado o seu programa de carros de baixo custo, porque é disso que o mundo precisa – não de um camião que parece um contentor”.
O “camião” mencionado é o irreverente e controverso Cybertruck – uma pick-up elétrica de grandes dimensões que começou a ser produzida em 2023. Composta por painéis de carroçaria em aço inoxidável, não cumpre os requisitos de segurança para peões da União Europeia, pelo que não é vendida neste mercado.
Os planos da Tesla para carros elétricos acessíveis
Os planos da Tesla para um carro elétrico de baixo custo foram originalmente anunciados em 2020. Elon Musk, o atual diretor-executivo, prometeu o lançamento de um modelo por cerca de 25 mil dólares (cerca de 22 mil euros) três anos depois.
No entanto, tal nunca se concretizou. Mas, segundo a Business Insider na semana passada, o empresário falou numa chamada com investidores e prestou esclarecimentos sobre um elétrico mais acessível que promete começar a produzir ainda este ano: “É simplesmente um Model Y”, fez saber.
O Model Y é um SUV, pelo que este carro elétrico mais acessível anunciado por Elon Musk dificilmente ficará em torno dos 25 mil dólares – mesmo com uma redução do equipamento disponível na variante de entrada.
O elogio de Eberhard entre as críticas
A Tesla está, também, a lançar gradualmente um serviço de robotáxi. E Martin Eberhard não é adepto de condução autónoma: “Um dos problemas com os carros autónomos é que assume que os carros são a resposta. E não estou convencido de que os carros sejam a resposta, sejam ou não autónomos”.
Posto isto, o co-fundador original da Tesla também elogiou nessa entrevista o facto de Elon Musk ter “transformado a Tesla numa das empresas mais valiosas do mundo”.
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