A Volkswagen tornou-se no “carro oficial” da LaLiga EA Sports, o principal campeonato de futebol em Espanha, sendo a gama ID. (totalmente elétrica) a protagonista. O acordo agora anunciado estende-se à segunda divisão (LaLiga Hypermotion). Há, também, um vínculo com a Liga F (futebol feminino).
Para além de ser carro oficial, o fabricante alemão irá realizar, nos próximos anos, “múltiplas ações conjuntas com a LaLiga e os clubes, focadas na sustentabilidade, eletrificação e aproximação aos adeptos”.
Estas ações decorrerão em conjunto com os 42 clubes dos dois principais escalões do futebol masculino (LaLiga EA Sports e LaLiga Hypermotion), assim como os 16 da Liga F.
O envolvimento da Volkswagen no futebol está longe de ser uma novidade. É proprietária do Wolfsburgo na Alemanha e tem acordos de colaboração com o Atlético de Madrid e o Valência em Espanha. Também tem sido parceira da UEFA (este ano, foi patrocinadora do Europeu feminino).
O diretor-geral da Volkswagen em Espanha, Enrique Pifarré, afirmou em comunicado: “Este acordo faz todo o sentido para nós porque liga duas paixões profundamente enraizadas na sociedade: o futebol e os carros. Através desta colaboração com a LaLiga e a Liga F, queremos estar mais próximos de quem vive o desporto com paixão, acompanhando-os com uma mobilidade mais sustentável, inovadora e emocional”.
Da parte da LaLiga, o diretor geral de Negócios, Jorge de la Vega, comentou: “Esta aliança não só reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade e a inovação, como também demonstra que o desporto pode ser um catalizador de mudança positiva. Juntos, trabalharemos para aproximar o futebol da sociedade de uma perspetiva mais consciente, inclusiva e transformadora”.
Quanto ao diretor-executivo da Liga F, Pablo Vilches, reagiu assim a esta parceria com a Volkswagen: “Estamos a construir alianças estratégicas que não só apoiam a visibilidade e o crescimento da nossa competição, como também nos ajudam a fomentar a sustentabilidade e inovação dentro do futebol feminino. Ambos partilhamos valores comuns na nossa paixão pelo desporto e pela importância da mobilidade sustentável que respeite o nosso ambiente. Este tipo de colaborações são fundamentais para fortalecer o crescimento tanto dos clubes, como das futebolistas, consolidando a ligação com os nossos adeptos para projetar a Liga F como um dos campeonatos mais competitivos e respeitados do mundo”.
Leia Também: Grupo Volkswagen continua a dominar as vendas de automóveis na Europa
Leia Também: Novo Volkswagen ID.4 chega em 2026 e será “completamente diferente”