A Porsche trabalha num novo SUV crossover compacto com versões a gasolina e híbrida. Terá linhas típicas da marca, mas irá divergir do Macan elétrico e até adotar um novo nome.
Segundo o Motor1.com, na conferência de apresentação dos resultados semestrais, o diretor-executivo da Porsche, Oliver Blume, afirmou: “O que já fizemos no segmento do Cayenne com um motor de combustão, híbrido e, a partir do próximo ano, um Cayenne totalmente elétrico, é o mesmo que faremos agora no segmento B SUV”.
Está na calha um novo modelo
Quanto à data de chegada do novo modelo, Oliver Blume aponta para um futuro a médio prazo, “não depois de 2028”. Citado pela AutoExpress, o dirigente falou da avaliação a “uma linha de modelo independente no segmento dos SUV com motorizações a combustão e híbridas“.
A intenção da Porsche não é mudar radicalmente face ao SUV compacto, mas segundo o dirigente será “diferenciado do Macan elétrico” – o que deixa antever a possibilidade de um nome diferente, ficando o Macan como modelo exclusivamente elétrico, segundo o Motor1.com.
É, também, prometido um modelo “muito típico” do fabricante para este tipo de segmento. O processo de desenvolvimento está a ser “acelerado, com tempos de desenvolvimento muito curtos”, referiu Oliver Blume.
Quanto ao Macan a gasolina de primeira geração, foi descontinuado na União Europeia, por não cumprir os padrões de cibersegurança exigidos no Regulamento Geral de Segurança (GSR2).
Com o Macan elétrico a ter uma procura abaixo do esperado, a Porsche quer, com a introdução desde novo SUV, ter “um portfólio de unidades motrizes mais equilibrado de 2028 em diante”, referiu Oliver Blume.
Leia Também: Modelo de negócio da Porsche “já não funciona na sua forma atual”