Sem categoria Vai de férias? Saiba como viajar em segurança nas autoestradas

Vai de férias? Saiba como viajar em segurança nas autoestradas


Em pleno mês de agosto, muitos são os portugueses que cruzam as autoestradas do país em viagens para os locais de férias e consequente regresso a casa. Há algumas atitudes que pode e deve ter para deslocações em segurança e tranquilas.

 

A APCAP – Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagem alerta para a necessidade de “atenção redobrada“, de modo a garantir a segurança de todos nas estradas portuguesas – utilizadores e profissionais que nelas trabalham.

As recomendações daquela entidade, cujas associadas gerem mais de 3.000 km de autoestradas em todo o país, começam desde os momentos anteriores a uma viagem, passando pela condução e até por casos de viaturas em específico.

Prepare o veículo

Desde logo, antes de se deslocar deve fazer uma revisão prévia de modo a garantir que tudo está em condições. Os pneus não devem apresentar um desgaste excessivo e devem ter a pressão adequada. Deve, também, garantir o funcionamento ideal das luzes, para além de assegurar que o veículo tem água e óleo suficientes.

Condução – cumpra as regras e esteja atento

Durante o exercício da condução, deve cumprir todas as boas práticas e regras existentes – incluindo os limites de velocidade e as distâncias de segurança para outras viaturas. Como escrevemos recentemente, as regras nas autoestradas ditam que a norma é circular na via mais à esquerda. Deve, também, sinalizar convenientemente todas as manobras para prevenir acidentes.

Por outro lado, tenha atenção especial em zonas com trabalhos, respeitando a redução da velocidade (normalmente assinalada) e distância de segurança.

Bagagem? Cuidado para não ser demais

Todos os veículos devem respeitar uma capacidade de carga para a qual foram concebidos. Mas, mesmo não atingindo os limites de peso, a recomendação da APCAP é para “reduzir a bagagem ao essencial” e evitar que esta ponha em causa a visibilidade do condutor.

Avarias

Mesmo se preparar previamente o seu automóvel, as avarias e imprevistos como acidentes ou furos não são totalmente evitáveis. Numa situação dessas, deve assinalar a ocorrência com os ‘quatro piscas’ e imobilizar a viatura na berma da estrada ou parque de emergência mais próximo. Como dita o Código da Estrada, deve vestir o colete refletor caso saia da viatura, além de colocar o triângulo de pré-sinalização (a distância não inferior a 30 metros).

Autocaravanas

Há quem opte por se deslocar ‘de casa às costas’ em viaturas como autocaravanas. Nestas, o uso do cinto de segurança continua a ser obrigatório em marcha para todos os ocupantes. Se rebocar uma caravana, a bagagem mais pesada deve seguir no meio da mesma. Mais peso, significa distâncias de travagem maiores, o que exige cautelas redobradas. As bagageiras externas devem respeitar a capacidade de carga máxima no tejadilho, sendo que a mala traseira deve ter luzes próprias caso oculte as luzes traseiras do automóvel.

App SOS Autoestradas

Em caso de avaria ou incidente, pode recorrer à aplicação móvel SOS Autoestradas, que identifica com precisão onde está localizado. Assim, não precisa de ir até um ponto de SOS e as equipas de socorro respondem mais rapidamente.

Leia Também: Afinal, pode ou não conduzir-se de chinelos? Eis o que diz a PSP

Related Post

Generated by Feedzy