A investir cinco mil milhões de dólares na produção de carros elétricos, a Ford anunciou uma nova plataforma para este tipo de viaturas: a Ford Universal EV Platform, lançada no mesmo dia do Ford Universal EV Production System.
Segundo o construtor americano, trata-se de um “ecossistema simples, eficiente, flexível”, para uma futura gama de automóveis elétricos acessíveis e definidos pelo software.
Esta ‘família’ começará em 2027 com uma pick-up elétrica média de quatro portas, a produzir no Louisville (Estados Unidos da América). Depois, será exportada para outros mercados. Deverá ter mais espaço para passageiros do que o Toyota RAV4 e ser tão rápida dos 0 aos 100 km/h como um Ford Mustang EcoBoost.
A nova plataforma reduz os componentes em 20 por cento, sendo prometido um custo mais baixo para o proprietário das viaturas após cinco anos face a um Tesla Model Y usado com três anos. As baterias são de fosfato de ferro-lítio, igualmente produzidas pela Ford.
Quanto ao Ford Universal EV Production System, o construtor americano pretende ter uma linha de montagem mais eficiente. Consiste numa ‘árvore de montagem’, em que há três sub-linhas de montagem simultaneamente que ‘desembocam’ numa principal. É um sistema que pretende melhorar consideravelmente a ergonomia para os funcionários.
As parte dianteira e traseira do automóvel serão montadas separadamente e, depois, combinadas com a estrutura de bateria – montada separadamente.
Ao integrar o sistema de produção e a plataforma, espera-se acelerar em até 40 por cento o tempo de montagem da futura pick-up elétrica que chegará em 2027, por comparação com os atuais veículos produzidos no Louisville.
Os investimentos da Ford na fábrica do Louisville juntam-se àqueles que já tinham sido anunciados na fábrica de baterias no Michigan. Totalizam cerca de cinco mil milhões de dólares, visando a criação de cerca de 4.000 postos de trabalho diretos.
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