Depois de ficar de fora da Europa na segunda geração lançada em 2024, o Subaru BRZ poderá vir a regressar ao ‘Velho Continente’, mas numa variante elétrica.
David Dello Stritto, diretor europeu da marca, disse à publicação britânica Autocar que as “opções estão em aberto” no que toca ao regresso do BRZ à Europa. Já Inoue Masahiko, diretor global de veículos elétricos da Subaru, admitiu que “estava sob consideração” lançar um BRZ elétrico.
Mas há um senão: o mesmo líder japonês referiu também: “Considerámos eletrificar o BRZ e o GT86 [Toyota], mas a relação mutuamente benéfica é mais importante, e de momento não conseguimos obter o tipo de benefícios para ambos os lados”.
Segundo Inoue Masahiko, uma versão totalmente elétrica do Subaru BRZ seria “mais fácil” do que uma unidade motriz híbrida.
O Subaru BRZ de primeira geração, lançado em 2020, foi o último carro de alto desempenho que o construtor nipónico disponibilizou para a Europa.
Recentemente, a Subaru lançou novos modelos elétricos que chegarão à Europa. E, antes de dar mais algum passo, a marca pretende ver o desempenho destes: “Sentimo-nos muito otimistas quanto aos entusiastas da Subaru, mas primeiro precisamos de ver como o Uncharted se sai”, disse David Dello Stritt sobre a possibilidade de reintroduzir automóveis desportivos no mercado europeu.
‘Irmão’ Toyota GT86 está presente na Europa
O Toyota GT86 é o ‘irmão’ do BRZ e, esse sim, está disponível na Europa. Possui um motor boxer de 2,4 litros, que debita 234 cv de potência e 250 Nm de binário. Há transmissões manuais e automáticas de seis velocidades.
Inclui ABS, assistência à travagem, controlo de tração, controlo de estabilidade e controlo de assistência ao arranque em subidas. Em termos de tecnologia de bordo, o carro desportivo tem ecrã tátil central de oito polegadas, ligação a smartphones através de Apple CarPlay e Android Auto, câmara traseira e um painel de instrumentos com ecrã multi-informação à esquerda do velocímetro.
A Toyota dotou o GT86 com sete airbags SRS, câmara frontal, aviso de saída da faixa de rodagem, cruise control adaptativo, deteção do ângulo morto, sistema de pré-colisão com assistência à travagem, entre outros.
Leia Também: Subaru eletrifica Europa com três novos modelos