Em 1995, um McLaren F1 GTR desenhado por Gordon Murray venceu as 24 Horas de Le Mans, pela equipa Lanzante Motorsport. Agora, 30 anos volvidos, o fabricante do famoso designer sul-africano lançou dois supercarros próprios em homenagem a este e outros modelos que passaram pela mítica prova.
A Gordon Murray Special Vehicles aproveitou a Monterey Car Week na Califórnia (Estados Unidos da América) para apresentar os seus dois primeiros supercarros. A nova empresa, derivada da Gordon Murray Automotive, está dedicada a automóveis de edição limitada e exemplares únicos encomendados.
GMSV S1 LM, o primeiro de sempre
O GMSV S1 LM é o primeiro supercarro encomendado que a Gordon Murray Special Vehicles se encarregou de conceber. Legal para o uso em estrada, terá apenas cinco unidades produzidas e as entregas começarão em 2026. O preço não foi revelado.
‘S1’ é sinónimo de ‘Special One’ (‘O Especial’), inspirando-se na vitória do McLaren desenhado por Gordon Murray nas 24 Horas de Le Mans de 1995. Tem vários elementos aerodinâmicos, pretendendo “levar ainda mais longe do que nunca os sete princípios de Gordon Murray”.
Apresenta uma linha de tejadilho mais baixa e painéis da carroçaria em fibra de carbono ultra leve, assim como um pacote aerodinâmico específico que inclui ‘splitter’ dianteiro, difusor traseiro e uma asa traseira de dois elementos.
Por baixo, está um motor V12 4,3 litros exclusivo com mais de 700 cv de potência, sendo o sistema de escape Inconel envolto numa proteção térmica em folha de ouro de 18 quilates. A caixa de velocidades é manual e a suspensão à medida do automóvel tem uma nova geometria.
Por dentro, o condutor está numa posição central, com a GMSV a falar de um “ambiente ao estilo de caças com arquitetura minimalista”.
GMSV Le Mans GTR, um recordar de ícones de Le Mans
O outro dos supercarros agora apresentados pela Gordon Murray Special Vehicles é o GMSV Le Mans GTR – que se inspira em carros ‘longtail’ que competiram nas 24 Horas de Le Mans entre os anos 1980 e 1990, como o Porsche 917. Apenas existirão 24 exemplares (todos já vendidos por preços não revelados) e espera-se que a produção esteja concluída no ano que vem, em parceria com a Joe Macari Performance Cars.
Este automóvel tem uma suspensão mais rígida e leve e pneus mais largos para quem quiser usá-lo em pista, num pacote que também inclui refrigeração e distribuição de peso otimizadas. Encontram-se entradas de ar de maiores dimensões na parte frontal e entradas de ar nos flancos à frente das rodas traseiras, com a missão de refrigerar a caixa de velocidades e o motor.
O GMSV possui ‘splitter’ frontal e um difusor de dois canais, tal como ‘saias’ laterais profundas. Tudo junto, maximiza o efeito solo. A asa traseira contribui para o conjunto aerodinâmico de alta aderência, equilibrando a carga aerodinâmica e o arrasto quer para uso em estrada, quer para uso em pista. O motor é um V12, associado a uma caixa manual de seis velocidades.
O interior do carro é focado no condutor e mais orientado aos circuitos, destacando-se o renovado painel de instrumentos, o estofo dos bancos e os pedais. Quem quiser, pode escolher materiais e cores interiores específicas e até trabalhar com a equipa de design criativo para obterem um habitáculo altamente personalizado.
Leia Também: BYD prepara supercarro elétrico ‘do outro mundo’ com 3.000 cv de potência