Sem categoria Chéquia poderá ter maior limite de velocidade na União Europeia

Chéquia poderá ter maior limite de velocidade na União Europeia


Em breve, parte de uma autoestrada da Chéquia poderá ficar com um maior limite de velocidade na União Europeia – 150 km/h.

 

É uma situação diferente daquela que se verifica em ‘autobahns’ na Alemanha que não têm um limite fixado. Na Chéquia, começou na semana passada um teste numa secção da D3.

A Direção Checa de Estradas e Autoestradas anunciou nas redes sociais: “Começámos a instalar na autoestrada D3 sinais de trânsito variáveis para uma velocidade de 150 km/h. Os testes decorrerão num trecho de 50 quilómetros da autoestrada entre Tábor e České Budějovice”.

Limite de 150 km/h não será permanente

A ideia, segundo a entidade, é que o novo limite de velocidade seja implementado naquela secção da via até ao fim de setembro, caso tudo corra bem.

No entanto, os 130 km/h (mais 10 km/h do que em Portugal) continuarão a ser o padrão, sendo que os 150 km/h dependerão da situação de tráfego e das condições da via e meteorológicas, segundo a emissora CT. O custo do projeto é de 55 milhões de coroas checas (mais de dois milhões de euros).

A sinalização é variável, pelo que, mesmo que o novo limite de 150 km/h vá em frente após os testes, será sempre alterado para o padrão de 130 km/h quando as condições o justificarem.

Outros limites de velocidade na UE

Atualmente, a Bulgária tem os limites de velocidade em autoestrada mais altos da UE, podendo atingir os 140 km/h em algumas vias. Há diversos países que permitem andar a 130 km/h, como Áustria, Dinamarca, França, Itália ou Países Baixos, entre outros.

Existem países, como Portugal, em que o limite está estabelecido nos 120 km/h, e outros mais conservadores como Liechtenstein ou Malta em que a velocidade máxima está nos 80 km/h.

Leia Também: Multa pesada. Também há limites de velocidade nas ‘autobahns’ alemãs

Related Post

Generated by Feedzy