A Nio é um dos muitos construtores de carros elétricos da China, ocupando um mercado altamente competitivo. E, por isso mesmo, está consciente que tem de agir para sobreviver e manter a competitividade.
Recentemente, o SUV de luxo ES8 entrou na fase de pré-reservas naquele país asiático. Lançado originalmente em 2018, está agora na terceira geração por um preço de 416.800 yuan (cerca de 50 mil euros) na versão com a bateria de 100 kWh. O custo é 25 por cento inferior ao da anterior geração.
William Li, diretor-executivo da Nio, disse citado pelo CarNewsChina que esta estratégia vai ter frutos no futuro: “A Nio tem de dar prioridade ao panorama geral, com a sobrevivência a ser o mais importante. O novo preço pode ferir os sentimentos de alguns clientes atuais no curto prazo mas, no longo termo, esta estratégia de preços irá ajudar a Nio a manter a sua competitividade no mercado feroz”.
Mas a redução de preço do Nio ES8 não aconteceu sem serem tomadas medidas do lado da produção: foi usado menos alumínio no fabrico, foram renegociados custos com fornecedores e o desenvolvimento não foi para um só modelo, havendo partilha de tecnlogias (incluindo chips desenvolvidos pela própria Nio) e conceitos.
Segundo William Li, os investimentos nem sempre foram “altamente eficientes”. Não está, pois, em causa uma redução de investimento no desenvolvimento dos carros, mas sim a melhoria da sua eficiência.
O dirigente reitera que “o preço do ES8 está onde devia estar” e não é uma solução para o curto prazo.
Nio está cada vez mais presente na Europa
Apesar de o ES8 ser um modelo concentrado no mercado chinês, a Nio tem vindo a alargar a sua presença na Europa – incluindo através da nova marca Firefly.
Em junho passado, a empresa anunciou a entrada em quatro novos países, incluindo Portugal onde colabora com o JAP Group. Existirão diversos modelos elétricos nestes mercados. São eles o SUV versátil EL6, o EL8 que é um SUV de seis lugares, o sedã médio ET5 e o tourer ET5 Touring.
Já a Firefly é uma marca dedicada a elétricos compactos citadinos, que recentemente começou a vender o seu hatchback Firefly EV na Noruega e nos Países Baixos.
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