Sem categoria Miguel Oliveira na porta da saída. Pramac terá optado por Miller

Miguel Oliveira na porta da saída. Pramac terá optado por Miller


Depois de ontem ter feito o seu melhor resultado do ano ao ser 12.º no GP da Hungria de MotoGP, Miguel Oliveira vê o seu futuro estar cada vez mais longe da Pramac Yamaha.

 

Segundo o site Motorsport.com, a equipa de Paolo Campinoti e o construtor de Iwata terão já decidido manter Jack Miller ao lado de Toprak Razgatlioglu – anunciado há alguns meses como um dos pilotos da dupla para 2026.

O anúncio deverá acontecer ainda esta semana. O próprio Miguel Oliveira disse ao site especializado The Race antes da corrida húngara: “Na próxima semana, teremos algumas notícias”.

Após uma forte pressão de Miller para haver uma decisão, a Yamaha terá proposto a renovação contratual na quinta-feira passada, em vésperas do GP da Hungria. E o australiano terá aceitado.

Temporada difícil para Miguel Oliveira

Apesar de o contrato ser extensível até ao fim do próximo ano, segundo o site Motorsport.com a Yamaha prepara-se para acionar a cláusula de rescisão com base no desempenho e resultados.

Depois de dois anos na equipa satélite da Aprilia, Miguel Oliveira mudou-se para a Pramac Yamaha este ano. A estrutura italiana lutou pelos títulos nas últimas épocas, mas deixou a colaboração com a Ducati para formar uma nova parceria de proximidade com o construtor nipónico – como “segunda equipa de fábrica”.

No entanto, cedo as coisas começaram a correr mal para o português, que sofreu uma lesão complicada logo na segunda ronda na Argentina. Depois de ter estado ausente durante três rondas, os desempenhos no regresso estiveram longe de serem convincentes.

No GP de França, à chuva, ainda esteve na luta pelo pódio, mas sofreu um abandono devido a queda. Miguel Oliveira pontuou por apenas quatro vezes, tem estado longe dos demais pilotos Yamaha, e o seu melhor resultado do ano até agora foi o 12.º lugar de ontem na Hungria. No campeonato, é 23.º.

Que alternativas há para Miguel Oliveira?

A confirmar-se a saída da Pramac, o futuro de Miguel Oliveira no MotoGP fica em sério risco. Quase todas as equipas de fábrica já têm os lugares preenchidos – a Honda ainda não o anunciou formalmente, mas Luca Marini deverá renovar segundo a imprensa internacional. E mesmo nas equipas satélite a situação não é muito animadora.

A LCR Honda não tem contrato com Johann Zarco, mas parece difícil que o piloto não se mantenha tendo em conta os resultados. E especula-se sobre a chegada iminente de Diogo Moreira vindo do Moto2 para a moto atualmente na posse de Somkiat Chantra.

Outro lugar em aberto é na VR46, mas considerando os bons resultados de Franco Morbidelli (está em sexto no campeonato) é pouco plausível que a equipa opere uma troca para acolher Miguel Oliveira.

As outras estruturas independentes não parecem ter espaço a abrir-se, tendo em conta os desempenhos sólidos dos respetivos pilotos.

Enquanto também já foi apontado ao Mundial de Superbike, por outro lado, segundo o The Race, terá surgido em cima da mesa a possibilidade de ser piloto de testes para a Aprilia – uma possibilidade que o luso não vê com bons olhos, preferindo competir apesar de estar “aberto a qualquer coisa”.

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