Sem categoria Novo Audi Q3 chega em outubro. Um híbrido nas versões SUV e Sportback

Novo Audi Q3 chega em outubro. Um híbrido nas versões SUV e Sportback


Faltam cerca de dois meses para o novo Audi Q3 chegar ao mercado. Será em outubro que entra em Portugal, sendo já possível efetuar encomendas. Há duas versões: SUV e Sportback.

 

Começando pelo motor, o Audi Q3 SUV TFSI 110 kW (150 cv de potência) conta com um motor a gasolina de quatro cilindros e tecnologia ‘mild hybrid’. A caixa é automática de sete velocidades e dupla embraiagem.

Há uma versão a diesel quatro cilindros de dois litros, igualmente com 150 cv de potência, enquanto a tração é dianteira e a caixa é S tronic de sete velocidades.

O Q3 e-hybrid é um híbrido plug-in. Associa um motor a gasolina TFSI 1.5 com 177 cv de potência e o motor elétrico, sendo a potência total de 272 cv. A bateria de alta voltagem tem 19,7 kWh de capacidade útil, dotando o SUV de uma autonomia elétrica de até 119 km (ciclo WLTP). O sportback fica-se pelos 118 km. É possível usufruir de carregamento rápido, levando cerca de meia hora a repor dos 10 aos 80 por cento dos níveis da bateria.

Design

Audi Q3 Sportback© Audi AG  

O Audi Q3 tem a grelha Singleframe em posição elevada e faróis afilados a marcarem a parte frontal, que também conta com a entrada de ar na zona abaixo da grelha. A linha horizontal divide o automóvel em duas secções: uma superior que capta a luz e uma inferior, à sombra.

Atrás, encontram-se luzes bipartidas e uma faixa que atravessa a largura do automóvel. O para-choques tem integrado um difusor. A versão Sportback tem uma estética de coupé, em que a linha do tejadilho desce a partir do pilar A – sendo mais baixa do que a do SUV.

As jantes têm um novo design, com medidas que variam das 17 (de série) até às 20 polegadas. As jantes aerodinâmicas de 18 e 19 polegadas também estão disponíveis, enquanto as jantes Audi Sport têm cinco desenhos diferentes nos tamanhos de 19 e 20 polegadas.

Em termos aerodinâmicos, o novo Audi Q3 tem um coeficiente de resistência aerodinâmica de 0,30. O automóvel surge com vidros acústicos para as janelas frontais e um isolamento otimizado.

É possível optar pela linha S line exterior, que dota o automóvel dos para-choques dianteiro e traseiro diferenciados e elementos em prata selenite.

Há 11 cores para os novos Audi Q3, incluindo o Castanho Madeira com acabamento mate exclusivo deste modelo. Já o Cinzento Daytona metalizado é uma cor disponível para a linha S line, ao passo que a versão Advance disponibiliza a opção Cinzento Tambora.

Suspensões

Audi Q3 SUV e-Hybrid© Audi AG  

Em termos de suspensões, estas foram melhoradas. Estão disponíveis os sistemas com molas de aço, suspensão desportiva e suspensão de amortecedores por duas válvulas. Opcional é a suspensão com controlo de amortecimento de forma contínua às características do piso e da condução. A direção progressiva contribui, segundo a Audi, para o comportamento ágil dos novos Q3.

Por dentro

Audi Q3 SUV por dentro© Audi AG  

No seu interior, os novos Audi Q3 têm o softwrap, uma área que se estende desde as portas em toda a largura do tablier. Há um painel panorâmico, um ecrã de 11,9 polegadas para a instrumentação e um ecrã tátil MMI de 12,8 polegadas curvado. Existe, também, um head-up display.

O habitáculo está centrado no condutor, e há uma nova unidade de controlo do volante incluindo duas patilhas na coluna da direção em estreia: a da direita é o seletor da caixa de velocidades e a da esquerda controla as funções de luz e limpa para-brisas. Sem o seletor de velocidades, a consola central é mais espaçosa, incluindo dois suportes para copos.

Há uma base de carregamento indutivo para smartphones, duas portas USB-C à frente e outras tantas atrás. Estão disponíveis vários pacotes de iluminação (luz ambiente plus/pro), com luzes de ambiente inseridas no tablier e consola central. Opcionalmente, é possível incluir iluminação de grande superfície nas portas dianteiras.

A bagageira tem 488 litros de capacidade, expansível até 575 litros caso o banco traseiro seja deslizado totalmente para a frente e posto em posição vertical. Já se o banco traseiro for rebatido, o volume de carga da bagageira aumenta para 1.289 litros (Q3 Sportback) ou 1.386 litros (Q3 SUV). A capacidade de reboque é igual (2.100 kg).

Concebido com a sustentabilidade em consideração, o interior possui madeira de crescimento rápido e resistente, poliéster totalmente reciclado ou tapetes de veludo em Econyl (uma fibra de nylon totalmente reciclada proveniente de antigas redes de pesca e outros materiais reciclados).

Infoentretenimento

Bagageira do Audi Q3© Audi AG  

Em termos de infoentretenimento, os novos Audi Q3 contam com o sistema Android Automotive OS e, através da Audi Application Store, é possível incluir aplicações diversas no sistema de multimédia. O Audi Assistant é o assistente por voz inteligente, com inteligência artificial. O ecrã tátil central tem, pela primeira vez, um avatar.

O sistema de som premium SONOS é novo, sendo equipamento opcional. Possui 12 altifalantes de alto desempenho.

Iluminação LED

Audi Q3 Sportback© Audi AG  

Em termos de iluminação, o novo Audi Q3 Sportback inclui faróis dianteiros Digital LED Matrix com módulo micro-LED inédito para o modelo, assim como luzes diurnas LED digitais. Atrás, o novo Audi Q3 tem luzes traseiras OLED digitais como opção, que têm a companhia de uma faixa contínua de luzes LED e anéis iluminados na parte traseira. É uma tecnologia presente pela primeira vez na gama de modelos compactos do construtor germânico.

Assistências à condução

Audi Q3 Sportback, ecrã central© Audi AG  

O condutor do Audi Q3 tem ao dispor diversos sistemas de apoio à condução, como o sistema de estacionamento plus com indicação de distância, alerta de atenção e fadiga do condutor com monitorização do comportamento, cruise control (e preparação para cruise control adaptativo), aviso de saída da faixa de rodagem com assistente de emergência, assistência frontal ativa, reconhecimento de sinais de trânsito, assistência de tráfego cruzado dianteiro e ainda assistência de travagem de emergência frontal.

Caso o condutor não reaja, o assistente de emergência assume o controlo do carro, conduzindo independentemente para levá-lo até à berma e travá-lo nesse local (no pacote Tech pro opcional). O assistente emite avisos visuais, sonoros e táteis.

De referir que, em termos de estacionamento, o carro permite memorizar até cinco manobras de estacionamento do condutor, com a possibilidade de receberem nomes individuais.

Leia Também: Vendas da Audi Sport ‘dispararam’ 41% até junho

Related Post

Generated by Feedzy