O serviço de robotáxi da Waymo está em plena expansão e, em breve, poderá estender-se a Nova Iorque. A empresa obteve a primeira autorização para realizar testes naquela cidade.
De acordo com a agência Reuters, o presidente do município nova-iorquino, Eric Adams, e o Comissário do Departamento de Transportes, Ydanis Rodriguez, anunciaram esta permissão.
Assim, a Waymo poderá começar a testar alguns dos seus carros autónomos em zonas de Manhattan e do centro de Brooklyn – locais emblemáticos da cidade de Nova Iorque.
O serviço de transportes voltou à cidade em julho, mas apenas com carros operados manualmente. Atualmente, a lei estatal exige que os carros de condução autónoma tenham sempre um operador humano a bordo, em estado de prontidão para assumir o controlo caso necessário.
Vasta presença nos EUA
Já presente em cinco cidades americanas, a Waymo quer reforçar a sua presença nas estradas americanas em breve – tendo, inclusive, planos para levar o seu serviço de robotáxi a Washington D.C.. Ao todo, tem cerca de 1.500 veículos em operação, tendo já transportado mais de dez milhões de passageiros.
Enquanto isso, a Waymo vê a Tesla a tentar dar passos para rivalizar. A empresa de Elon Musk disponibiliza um robotáxi em Austin desde junho, numa oferta ainda muito limitada. Também começou a testar em San Francisco (Califórnia) – com uma pessoa no lugar do condutor.
Leia Também: Uber vai ter o seu próprio serviço de robotáxi