A Omoda e a Jaecoo têm, agora, distribuidor oficial em Portugal. É o Grupo JAP, que assim traz ao país mais dois construtores chineses de carros – sendo que estas só vendem para fora da China.
Em Portugal, a Omoda irá disponibilizar os seus 5, 7 e 9, ao passo que a Jaecoo terá o 5 e o 7. Para o próximo ano, está prometido o alargamento da gama no país. Ambas trabalham nos SUV e granjeiam sucesso em Espanha, onde entraram em 2024.
Estas são marcas ‘irmãs’, referidas habitualmente como uma única (Omoda & Jaecoo), que pertencem à Chery Automobile. A sede de ambas é em Wuhu, exportando para vários locais.
Omoda
A Omoda foi criada em 2022 quando a Chery decidiu torná-la numa marca própria. Estreou-se no Cazaquistão e na Rússia com o Omoda 5. A chegada da Omoda à Europa Ocidental aconteceu, apenas, no ano passado, começando pela Espanha. Alargou-se, meses depois, a Itália e Reino Unido.
Na gama da Omoda, encontram-se diversos veículos. O 5 que já mencionámos é elétrico e, em breve, terá ima variante híbrida. Há também o 7 e o 9, que são híbridos plug-in, tal como o 5 e o 5 GT de combustão.
Jaecoo
A Jaecoo foi criada como marca independente em 2023. O seu primeiro mercado foi a Rússia. Desde então, alargou-se a outras regiões do mundo, incluindo à Europa onde se estreou em Espanha e Itália no ano passado. No Reino Unido, o seu primeiro modelo ficou lá disponível para encomenda em janeiro de 2025.
Atualmente, a Jaecoo tem no seu portfólio quatro modelos: os elétricos 5 e 6 e os 7 e 8 que tanto têm variantes de motorizações convencionais, como híbridas plug-in.
Sucesso em Espanha
Aqui ao lado, a Omoda e a Jaecoo entraram no mercado espanhol no ano passado. Apesar de serem ainda desconhecidas do público europeu, tiveram um bom arranque.
Em julho passado, as marcas anunciaram que, em 17 meses, venderam 20 mil unidades em Espanha, prometendo também um reforço da gama e um crescimento da rede de concessionários para 100 até ao fim do ano. Atualmente, são quase 90.
Com lançamento previsto para o último trimestre deste ano, a O&J iniciará a sua presença no mercado com os modelos OMODA 5, OMODA 7, OMODA 9, JAECOO 5 e JAECOO 7. Independentemente do segmento em que se inserem, todos terão como denominador comum uma relação qualidade/preço de referência, aliada a um posicionamento de vanguarda tecnológica, estando assegurado, para 2026, o alargamento da gama de produtos.
Charlie Zhang, vice-presidente executivo da Chery Automobile, disse num comunicado: “Foi dado um grande passo na criação de uma base sólida para a nossa entrada no mercado português. Acreditamos que o Grupo JAP é o parceiro ideal para que possamos assumir, em breve, uma posição de referência no setor automóvel português”.
Já Jan Oehmicke, administrador do Grupo JAP, comentou: “Estamos muito satisfeitos e honrados por termos sido escolhidos como distribuidores oficiais da Omoda & Jaecoo em Portugal. No Grupo JAP partilhamos a mesma ambição e visão arrojada relativamente ao sucesso comercial que estes modelos terão no nosso mercado e estamos convictos que conquistaremos a confiança dos consumidores portugueses e parceiros de negócio”.
Leia Também: Chegou à Europa mais uma marca chinesa de carros elétricos