A Porsche prepara-se para ter uma nova liderança. Oliver Blume é o atual diretor-executivo, mas a procura por um sucessor está a decorrer, acabando com uma situação de liderança dupla.
É que o alemão ocupa as mesmas funções na Volkswagen, o que tem sido motivo de críticas por parte de investidores – já que a Porsche está listada como uma empresa à parte há quase três anos, desde setembro de 2022.
Segundo o WirtschaftsWoche, que cita fontes da empresa e financeiras, o trabalho para encontrar um sucessor de Oliver Blume à frente da Porsche está em curso. Há um atraso face aos planos iniciais, que passavam por um anúncio já em setembro.
No entanto, atualmente, é expectável que o novo diretor-executivo da Porsche seja anunciado durante o outono, efetivando-se a mudança de liderança no início do próximo ano.
Sob análise estão candidatos internos e externos, com algumas divergências de opinião entre as famílias Porsche e Piëch, mas também da família Blume e da comissão de trabalhadores.
Já o Handelsblatt trouxe à estampa nomes de potenciais candidatos. Entre eles, está o de Michael Steiner, membro da direção de pesquisa e desenvolvimento e é atualmente vice-dirigente.
Entre os especulados estão os diretores-executivos da Bentley, Frank-Steffen Walliser, e da Skoda, Klaus Zellmer. Ambas as empresas são subsidiárias do Grupo Volkswagen.
Porsche em alerta
A Porsche não está numa situação fácil, sentindo os efeitos de uma crise que ameaça, inclusive, a desindexação do DAX – o índice das 40 melhores empresas ‘blue chip’ alemãs.
Na primeira metade deste ano, as receitas líquidas consolidadas quebraram 71 por cento face ao mesmo período do ano passado, para 718 milhões de euros. Entre abril e junho, o lucro operacional registou uma abrupta descida de 91 por cento, com um forte impacto vindo das tarifas dos EUA.
Procura de diretor-executivo ‘mexe’ com as ações
Segundo a agência Reuters, esta quinta-feira à tarde – após ser noticiado o processo de escolha de um novo diretor-executivo da Porsche – as ações da empresa registaram uma subida acentuada.
Leia Também: Porsche muda abordagem e abandona produção de baterias. Este é o motivo