Sem categoria Este Opel foi vendido por mais de 130 mil euros

Este Opel foi vendido por mais de 130 mil euros


No último fim de semana, realizou-se em Silverstone (Reino Unido) um leilão de um Opel Manta 400 de 1984. O preço final foi de 112.500 libras, o equivalente a cerca de 130.300 euros – e há razões para isso.

 

A unidade é “muito rara”, segundo a Iconic Auctioneers, e não é apenas mais uma deste coupé alemão. Trata-se de um Manta 400 de 1984 com volante à direita e com a Homologation Special (uma homologação de competição), sendo um dos 12 com acabamento em prateado Astral Silver e logótipo Opel Blitz nos estofos.

O motor é um Cosworth 2,4 litros e a carroçaria tem o toque da Irmscher, encontrando-se extensões largas do arco de rodas (só 59 Opel Manta as receberam), grelha de quatro fendas e spoiler de três peças. É o único Opel Manta 400 convertido profissionalmente na Irlanda do Norte pela Pentlands Vauxhall.

A importação original para o Reino Unido aconteceu em fevereiro de 1984, pelo então diretor de desporto motorizado da Opel, Tony Fall, para a Irlanda do Norte. O primeiro proprietário registado foi David Lyttle, tendo sido usado como um carro de fim de semana e ocasiões especiais de 1984 e 1990.

Até 2005, esteve armazenado, sendo então renovado pelo segundo proprietário, Martin Drennan. Sempre usado muito ocasionalmente, o carro teve um terceiro proprietário em 2017, que o manteve até este leilão.

Produção interrompida a meio dos planos originais

O Opel Manta 400 foi assim designado porque as regras de homologação para carros de rali Grupo B obrigavam à produção de 400 unidades do Ascona – o que serviu de base ao Manta.

No entanto, quando o modelo estava quase concluído, o requisito baixou para 200. Com 245 exemplares preparados nessa altura, terminou a produção do Opel Manta 400. Que não deixou de ganhar o seu espaço na história, tornando-se um objeto automóvel raro.

Leia Também: Revelado o ‘concept’ de um Opel Corsa elétrico de alto desempenho

Related Post

Generated by Feedzy