Começaram em França os testes em pista do Genesis GMR-001 Hypercar. Este é o hipercarro com o qual a marca de carros de luxo e desportivos do grupo Hyundai irá estrear-se no Mundial de Resistência (WEC) no próximo ano.
Os testes aconteceram no fim do mês passado no Circuit Paul Ricard, com os pilotos André Lotterer e Pipo Derani. Em cinco dias, completaram, ao todo, mais de 500 voltas, num programa focado em confirmar configurações de software de sistemas mecânicos e elétricos.
A equipa, conhecida por Genesis Magma Racing, tem a Oreca como fornecedora de chassis, sendo que ambas estão sediadas perto do traçado do sul de França. O carro tem um novo motor V8 biturbo 3,2 litros.
Encontrados alguns problemas “normais”
Sem surpresa tendo em conta que é um carro novo com um propulsor novo, existiram alguns problema na fase inicial de um processo de desenvolvimento que continuará nos meses vindouros: “É um carro novo e um motor novo. É normal ter problemas, mas temos uma boa equipa de engenheiros para os resolver o mais rapidamente possível. É por isto que testas. Estamos aqui para ver tantos problemas quanto possível e sermos capazes de os corrigir o mais rapidamente possível”, explicou FX Demaison, diretor técnico da Genesis Magma Racing.
O engenheiro explicou também os objetivos do teste em Paul Ricard: “Tivemos um programa que conseguimos seguir, então isso é muito promissor para toda a equipa. Neste momento, estamos puramente focados no software, em especial na unidade motriz. É um carro híbrido com várias características que precisamos de gerir adequadamente”.
Um pelotão ‘recheado’ de fabricantes
A atravessar uma era dourada, o Mundial de Resistência tem atualmente grelhas de partida com vários fabricantes representados na principal categoria, os Hypercar.
Entre os LM Hypercar e os LMDh, a Genesis junta-se a um pelotão que atualmente conta com a Alpine, Aston Martin, BMW, Cadillac, Ferrari, Peugeot, Porsche e Toyota. Em 2027, juntar-se-á a McLaren, que já compete na classe LMGT3.
Preparação em campeonato europeu
Enquanto o GMR-001 Hypercar não entra em pista para competir, a Genesis já se prepara para o que irá enfrentar num contexto de corridas. Estabeleceu uma parceria com a IDEC Sport que lhe permite disputar a categoria LMP2 das European Le Mans Series (ELMS) deste ano – com um carro muito diferente, que tem em comum a Oreca como fabricante do chassis.
O trio composto por Daniel Juncadella, Jamie Chadwick e Mathys Jaubert está neste momento em terceiro lugar a 26 pontos da liderança, quando faltam disputar duas rondas (estão em jogo 50 pontos).
Leia Também: Hyundai estreia-se na gamescom com o ‘concept’ Insteroid