Sem categoria Bateria do carro descarregada? O que fazer e como evitar

Bateria do carro descarregada? O que fazer e como evitar


Por vezes, as baterias dos carros com motores de combustão podem ficar sem carga, impedindo de utilizar a viatura – que, sem a energia elétrica essencial, não funciona.

 

De facto, o motor de arranque depende da alimentação fornecida pela bateria, assim como sistemas diversos – incluindo limpa para-brisas, vidros elétricos ou o rádio a bordo.

É evitável?

Uma bateria pode ficar descarregada por diversos motivos. O Royal Automobile Club do Reino Unido escreve que deixar as luzes ligadas por esquecimento ou manter ligados ao carro alguns dispositivos eletrónicos são alguns dos motivos mais comuns, que são evitáveis.

Mas também pode acontecer devido à idade da bateria e consequente desgaste associado ao uso e passar do tempo, viagens muito curtas, longos períodos sem utilizar o automóvel ou falhas noutros componentes como o alternador e o sistema de carga. Até as condições meteorológicas podem ter influência, se as temperaturas forem extremas.

Para não ter surpresas, pode (e deve) testar regularmente as condições da bateria – com as ferramentas e conhecimentos adequados ou junto de profissionais. Também deve ter em conta alguns ‘sintomas’ de uma possível falha iminente para agir a tempo antes que aconteça.

Há sinais de aviso?

O descarregamento da bateria pode dar sinais de aviso antes de ser total e impeditivo. O funcionamento dos mecanismos como as luzes ou o rádio pode começar a falhar, mas também pode ter dificuldades em ligar o motor ou perder as estações de rádio memorizadas, segundo o ACP – Automóvel Club de Portugal.

O painel de instrumentos também pode indicar problemas com a bateria, tendo uma luz de aviso mesmo em automóveis mais antigos. Esse sinal deve servir de alerta para a necessidade urgente de análise especializada.

E se a bateria do carro descarregar?

No caso de a bateria esgotar por completo, não vai conseguir utilizar o carro. Não deve insistir em tentar ligar o veículo nem em usar os seus componentes.

No caso de um descarregamento normal, a bateria é recuperável. O Royal Automobile Club aconselha a tentar arrancar com auxílio de um segundo veículo cuja bateria esteja bem carregada. Segundo o ACP, também pode tentar através de carregadores de baterias inteligentes.

Precisará de cabos de ligação e dos conhecimentos para fazer as ligações de forma adequada: com os motores desligados, ligar o cabo vermelho ao terminal positivo e o cabo preto ao terminal negativo de cada bateria (positivo com positivo, negativo com negativo).

Uma vez postos os cabos, deve ligar o automóvel com bateria e esperar alguns minutos. Se não se sentir confortável para executar o procedimento, deve procurar ajuda profissional, uma vez que erros neste procedimento significam risco de danos graves.

Se os problemas persistirem ou não conseguir recuperar a bateria, pode ter de recarregá-la ou comprar uma nova – como qualquer outro componente automóvel, tem a sua duração limitada e pode ser necessário trocar em certos intervalos de tempo.

Leia Também: Está na hora de mudar os pneus? Dicas para uma escolha adequada

Related Post

Generated by Feedzy