Há vários construtores a apostarem na mobilidade sustentável e em modelos totalmente elétricos para a Europa. É o caso da Kia, que está a eletrificar a sua gama gradualmente e, por isso mesmo, não quer mexidas nos objetivos das emissões poluentes estabelecidos pela União Europeia.
Marc Hedrich, diretor da marca sul-coreana na Europa, deixou esses planos bem claros em declarações à Automotive News Europe citadas no Electrek: “Temos uma avalanche de carros elétricos a chegar“.
No entender do responsável, deixar de lado os carros elétricos teria um custo avultado para a Kia – que se encontra a produzir um carro elétrico na Europa pela primeira vez. É o novo EV4 Hatchback, que sairá da linha de montagem de Zilina (Eslováquia) e já está em fase de pré-reserva.
Mas não é o único modelo totalmente elétrico que a Kia tem ou terá nos próximos tempos. No ano passado, apresentou o EV3 e o EV9 e, este ano, além do EV4, também deverá desvender o SUV que é o E5. Mais tarde, chegará o EV2, que também está planeado para ter a produção em Zilina.
Críticas à Mercedes
A meta da União Europeia passa por proibir a venda de novos veículos a combustão a partir de 2035. Se a Kia quer que a aposta no corte das emissões poluentes e eletrificação continue, outros construtores preferem o adiamento e suavização dos planos de Bruxelas.
Em agosto, o diretor-executivo do construtor afirmou ao Handelsblatt: “Claro que temos de descarbonizar, mas tem de ser feito de uma forma neutra tecnologicamente. Não podemos perder a nossa economia de vista”.
O alemão alertou, inclusive, para o risco de ir “contra a parede a alta velocidade” caso nada seja alterado.
Para a Mercedes, é uma aparente mudança, que Marc Hedrich, da Kia, recordou: “É a mesma pessoa que, há alguns anos, prometeu que a empresa dele só venderia carros elétricos na Europa em 2030“.
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