Sem categoria Hackers assumem ataque à Jaguar Land Rover e acesso a dados de clientes

Hackers assumem ataque à Jaguar Land Rover e acesso a dados de clientes


Há desenvolvimentos no caso do ciberataque de que a Jaguar Land Rover foi alvo. Os grupos de hackers Scattered Spider e Shiny Hunters reivindicaram a autoria do ataque informático.

 

De acordo com o The Telegraph, os grupos garantiram, também, que conseguiram aceder a dados de clientes. Explicaram que conseguiram explorar uma falha de um fornecedor de software externo, sem esclarecerem se houve um pedido de resgate associado ao ataque.

Já tinha existido um alerta para esta falha no início do ano, por parte da agência de cibersegurança dos Estados Unidos da América (CISA). Permite um acesso remoto aos computadores para executar código.

A Scattered Spider esteve já envolvida a grandes ataques, incluindo um à cadeia de retalho M&S – que demorou vários meses a repor a normalidade. Está ligada a um outro grupo, Shiny Hunters, que diz ter tido participação na ação contra a Jaguar Land Rover.

Crê-se que ambos são compostos sobretudo de jovens e adolescentes masculinos em países de expressão inglesa e, escreve o The Telegraph, descrevem-se como “um e o mesmo” envolvendo, também, um terceiro – o Lapsus.

Jaguar Land Rover teve de parar a produção

Este ciberataque teve um impacto considerável na Jaguar Land Rover. Num comunicado citado pela Lusa, o fabricante diz ter sido obrigado a desligar “proativamente” os sistemas e a interromper as operações de produção e de vendas.

Leia Também: Ex-designer da Ferrari critica Jaguar Type 00: “O carro é desapontante”

Related Post

Generated by Feedzy