Sem categoria Centenas de imigrantes detidos na construção de fábrica Hyundai nos EUA

Centenas de imigrantes detidos na construção de fábrica Hyundai nos EUA


Centenas de trabalhadores envolvidos na construção da nova fábrica da Hyundai no estado americano da Geórgia foram detidos esta quinta-feira. Tiveram de ser paradas as obras de construção daquelas instalações, que serão dedicadas à produção de baterias para automóveis em parceria com a LG Energy Solution a partir do fim do ano.

 

O órgão de imprensa sul-coreano Korea Economic Daily fala na detenção de cerca de 560 funcionários – com cerca de 300 cidadãos sul-coreanos envolvidos. A fábrica de baterias da Hyundai na Geórgia garantiu que está a cooperar com as autoridades e interrompeu as obras, escreve a Reuters. 

De acordo com aquele serviço noticioso, um agente do Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS) esclareceu que a ação foi levada a cabo por várias agências, sob autorização judicial, enquanto decorre “uma investigação sobre práticas de emprego ilegais”.

Já o The New York Times reporta que, entre os detidos nesta ação contra a imigração ilegal estão também executivos. Há funcionários da Hyundai e da LG Energy Solution envolvidos, diz a empresa tecnológica citada por aquele jornal nova-iorquino.

Steven Schrank, agente especial que lidera as Investigações de Segurança Interna da Geórgia, confirmou que existiram detenções, enquanto o escritório de Atlanta da agência AFT do Departamento de Justiça anunciou na rede social X a detenção de cerca de 450 imigrantes ilegais.

Coreia do Sul reagiu

Today, @ATFAtlanta joined HSI, FBI, DEA, ICE, GSP and other agencies in a major immigration enforcement operation at the Hyundai mega site battery plant in Bryan County, GA, leading to the apprehension of ~450 unlawful aliens, emphasizing our commitment to community safety. #ATF pic.twitter.com/su6raLrLu6

— ATF Atlanta (@ATFAtlanta) September 4, 2025

Já da parte do governo da Coreia do Sul, país de onde a Hyundai e a LG são oriundas, revelou que os detidos se encontram no centro de detenções do Serviço de Imigração e Alfândegas dos EUA.

O porta-voz do ministro dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Sul, Lee Jae-woong, falou das detenções em comunicado, onde alertou: “As atividades económicas das nossas empresas a investir nos Estados Unidos e os interesses dos nossos cidadãos não podem ser violados indevidamente na aplicação da lei dos EUA”.

Nos últimos tempos, as relações entre os EUA e a Coreia do Sul têm tido algumas divergências devido ao acordo comercial. Em agosto, Seul prometeu investir 150 mil milhões de dólares nos Estados Unidos, com a Hyundai a representar 26 mil milhões de dólares. Por outro lado, desde que foi eleito para regressar à Casa Branca como Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump tem exercido uma dura política anti-imigração, que já originou milhares de detenções e deportações.

Leia Também: Concept Three é o primeiro conceito elétrico compacto da Hyundai Ioniq

Related Post

Generated by Feedzy