Um Lincoln Capri Hardtop serviu de base para o Golden Sahara II – um carro que parece de ficção científica, com pneus iluminados, e que agora estará num leilão nos Estados Unidos da América.
A leiloeira responsável é a Mecum Auctions, estando a iniciativa prevista para 20 de setembro. Este exemplar único, criado originalmente em 1954, tem um motor V8 e uma caixa automática.
E se parece saído da ficção científica, não é coincidência: esteve envolvido na sua criação George Barris, preparador de carros e assinou, entre outros, o icónico Batmobile. Com ele, trabalharam também Bill DeCarr e Jim ‘Street’, de acordo com a Classic & Sports Car.
A transformação do Lincoln que serviu de base no Golden Sahara foi radical, e até foram usados materiais tão nobres como ouro de 24 quilates no acabamento das asas traseiras. Foi desvendado ao público na Petersen Motorama em 1954, criando impacto imediato.
Mas a forma final foi o Golden Sahara II, imaginado por Jim ‘Street’ em 1956. Não só a decoração e a carroçaria foram aprimoradas, como também foram incluídas tecnologias revolucionárias para a época. Algumas, parecem atuais – como uma unidade de travagem automática que recorre a sensores ou a aceleração por controlo remoto. A construção custou, na época, 75 mil dólares.
Mas é impossível fugir aos pneus. Originalmente, os pneus de exibição eram translúcidos e podiam ser iluminados, graças à colaboração da Goodyear. Entretanto, o carro foi restaurado para voltar a ter o seu aspeto de ‘show car’, o que incluiu a recriação dos pneus originais. Foram concebidos pneus de uretano sólido com LEDs programáveis.
Por dentro, encontra-se um televisor central à semelhança dos modernos ecrãs dos sistemas de infoentretenimento, volante inspirado no ‘joystick’ de um avião, bar com frigorífico e até um gravador de fita.
Até 2018, o Golden Sahara II ficou na posse de Jim ‘Street’, antes de ser adquirido por Larry Klairmont. O novo proprietário restaurou-o para lhe devolver a aparência de ‘show car’ original, e exibiu-o no Salão de Genebra em 2019, entre outras mostras. Agora, o exemplar será leiloado.
Leia Também: Este Opel foi vendido por mais de 130 mil euros