Sem categoria Novo Porsche Cayenne estreia carregamento sem fios

Novo Porsche Cayenne estreia carregamento sem fios


O Porsche Cayenne renova-se em 2026 e terá uma grande novidade: o carregamento sem fios (por indução), com os alemães a alegarem ser o primeiro construtor automóvel a introduzir no mercado um sistema de carregamento sem fios. Tal como os que já equipam vários modelos de smartphones.

 

A novidade será apresentada na próxima semana durante a IAA Mobility em Munique, agendada para 9 a 14 de setembro. Lá, será exibido um protótipo do SUV em tons fluorescentes, que servirá de plataforma de demonstração da tecnologia.

O novo Cayenne Electric será apresentado no fim do ano, com o sistema de carregamento por indução a chegar à Europa já no próximo ano. Será um equipamento opcional do novo Cayenne elétrico.

Como funciona o carregamento por indução?

Porsche Cayenne com carregamento por indução© Porsche AG  

A potência de carregamento máxima do sistema é de 11 kW, sendo sem fios com uma eficiência da transferência de energia da rede elétrica para a bateria de até 90 por cento.

O Porsche Wireless Charging – assim é designado – consiste numa placa de base com 50 kg que pode ser instalada no piso do local em que o carro é estacionado. Sem necessidade de utilizar cabos ou uma ‘wallbox’. É possível controlar a partir da aplicação My Porsche, estando equipada com LTE e WLAN de série.

Este será o primeiro modelo de série do fabricante equipado com a pré-instalação opcional para o Porsche Wireless Charging e para poder utilizar a base, com uma unidade receptora abaixo da carroçaria entre as rodas frontais.

Carregar por indução será tão simples como parar em cima da base de carregamento no posicionamento certo, com o carro a rebaixar-se automaticamente de modo a atingir a distância necessária para ocorrer a transferência de energia sem contacto – por via de um campo magnético.

O condutor é informado quando chega à posição de estacionamento ideal para haver contacto indireto entre o automóvel e a plataforma de carregamento por indução. Se um ser vivo se intrometer no meio, o processo é interrompido, tal como acontece ser um objeto metálico estiver sobre a placa e aquecer. Pode ver a explicação no vídeo de topo deste artigo.

O Porsche Wireless Charging tem uma base à prova de água, que também pode ser usada ao ar livre, estando protegida inclusive contra neve e chuva. E se conduzir em cima da plataforma, esta não terá danos consideráveis. Tem, também, certificações que garantem o cumprimento dos padrões de segurança e ambientais tanto da União Europeia, como dos Estados Unidos da América.

Carregamento rápido aprimorado

Para além de chegar com a nova tecnologia de carregamento por indução, o novo Porsche Cayenne também terá capacidades aprimoradas de carregamento rápido em corrente contínua – com uma potência de até 400 kW.

Leia Também: “Mais rápido do que rápido”. Novo Porsche revelado a 7 de setembro

Related Post

Generated by Feedzy