Esta sexta-feira, foi apresentado o há muito aguardado novo BMW iX3. Mais do que uma mera atualização, é uma revolução, naquele que é o início de uma nova era para a marca. Chega, assim, a Neue Klasse.
Antes mesmo do lançamento mundial, o Auto ao Minuto teve a oportunidade de conhecer o novo SUV bávaro em primeira mão nos arredores de Munique, para lhe contar tudo sobre esta nova geração do modelo – que reforça a aposta na mobilidade sustentável com uma abordagem holística e que considera todo o ciclo de vida do automóvel. Sobre isso, pode ler os detalhes neste artigo.
Estamos perante o começo de uma nova era para a BMW e dos seus veículos definidos pelo software (SDV). Até 2028, prevê lançar 40 modelos novos ou atualizados com as premissas técnicas e de design estreadas no iX3. O carro será produzido na nova fábrica de Debrecen, na Hungria, a partir deste ano, sendo descrito como “Mais BMW do que nunca”.
Ainda sem preços anunciados formalmente para Portugal, estes devem começar em torno dos 68.000/69.000 euros, mas futuras variantes de entrada poderão custar cerca de 60.000 euros. O lançamento no mercado está previsto para o primeiro trimestre de 2026.
Novo design
O mais evidente ao olhar para o BMW iX3 é a linguagem de design completamente nova – sem deixar de ser facilmente identificável como um carro da marca, com os tradicionais ‘rins’ na grelha frontal que remetem para a Neue Klasse dos anos 1960. É uma reinterpretação atual das suas linhas e essência originais. A aerodinâmica foi otimizada, chegando-se a um coeficiente de arrasto de 0,24.
A assinatura luminosa é nova, sendo que atrás se encontram luzes de grandes dimensões. Ao contrário do que acontece em alguns automóveis, estas não se estendem de um lado ao outro na largura, mas têm grandes dimensões e estão incorporadas de uma forma que permite, também, dar destaque ao logótipo BMW no centro.
Em termos de dimensões, o carro mede 4.782 milímetros em comprimento e 1.895 mm em largura, com uma altura de 1.635 milímetros. A capacidade de carga no porta-bagagens é de 520 litros, mas com os bancos traseiros dobrados chega aos 1.750 litros. Debaixo do capot dianteiro – onde estaria o motor num automóvel a combustão – há mais 58 litros de capacidade de carga. É, ainda, possível transportar um reboque, com gancho opcional que se mostra ou recolhe eletricamente.
As jantes de 20 polegadas em liga leve são parte do equipamento de série. Com uma superfície lisa, as válvulas dos pneus não são salientes, estando numa espécie de ‘janela’ da estrutura da jante – facilmente acessíveis.
No seu lançamento, o BMW iX3 terá um acabamento em cor sólida e cinco metálicos. Em estreia estarão o cinzento Polarized Grey e o azul Ocean Wave Blue, ambos metálicos. São exclusivos deste automóvel que, em 2026, terá mais três tonalidades metálicas.
Motorização mais eficiente do que nunca
A BMW introduz a sexta geração da tecnologia BMW eDrive, desenvolvida totalmente dentro de casa para a Neue Klasse. Esta inclui não só os motores elétricos, como também baterias cilíndricas novas e a tecnologia de alta voltagem de 800 volts no BMW iX3 50 xDrive.
Dois motores elétricos debitam 345 kW de potência (469 cv) e 645 Nm de binário, permitindo ao carro alcançar os 210 km/h de velocidade e acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,9 segundos. A tração é às quatro rodas. Segundo a BMW, estes motores permitem ter menos 40 por cento das perdas de energia em fricção e poupam 10 por cento do peso. O carro combina um motor assíncrono (ASM) com um síncrono EESM sem magnetos internos.
Eficiência, autonomia e capacidades bidirecionais
Vista lateral do BMW iX3© Fabian Kirchbauer/BMW
A nova geração do BMW iX3 é consideravelmente mais eficiente ao comparar com o de 2021. O sistema de bateria de 108,7 kWh permite uma autonomia 330 km maior – de 805 km em ciclo WLTP. Os consumos descem 20 por cento (15 kWh por 100 quilómetros).
A tecnologia deste automóvel bávaro permite acelerar a velocidade do carregamento em 30 por cento, graças ao novo conceito de baterias com células cilíndricas. Numa estação de carregamento rápido, é possível recuperar 372 km em dez minutos, enquanto repor dos 10 aos 80 por cento demora pouco mais de 20 minutos.
Em termos de emissões de dióxido de carbono, é estimado que, após 200 mil quilómetros, o iX3 represente 23 toneladas emitidas (contra as 52,8 toneladas do modelo com motorização convencional).
O BMW iX3 agora apresentado inclui capacidades bidirecionais. Em Vehicle-to-Load (V2L), o carro serve como que uma bateria móvel (na demonstração a que assistimos, alimentou uma máquina de fazer pipocas, que funcionou tão naturalmente como se estivesse ligada à corrente doméstica). Já em Vehicle-to-Home (V2H), o carro pode armazenar energia solar gerada pelos painéis fotovoltaicos da casa. Há, ainda, a possibilidade de utilizar as capacidades Vehicle-to-Grid (V2G) em que o BMW iX3 pode ser ligado ao mercado de energia, permitindo ganhar dinheiro.
Interior
O Panoramic Vision do BMW iX3 é facilmente identificável a partir de fora© Fabian Kirchbauer/BMW
Acedemos ao BMW iX3 abrindo portas através de puxadores embutidos nas portas, que se estendem e recolhem com o aproximar da mão (pode ver o funcionamento na galeria de topo do artigo). O interior tem quatro elementos chave: o BMW Panoramic Vision, o ecrã central de 17,9 polegadas, o volante multifunções e o head-up display (HUD) tridimensional – que se vê facilmente até a partir do exterior da viatura.
O fabricante pretendeu ter linhas modernas e um design reduzido, com uma posição de condução erguida. As janelas têm grandes dimensões e, opcionalmente, é possível incluir um tejadilho panorâmico.
Há materiais sustentáveis aplicados, com estofos em PET 100 por cento reciclado. Não foi usado couro, num automóvel cujos componentes termoplásticos para o espaço de armazenamento debaixo do capot são fabricados em 30 por cento de plástico marinho reciclado.
Os bancos têm um desenho minimalista e são confortáveis para viagens mais longas, ao mesmo tempo que não dispensam um caráter mais desportivo. No BMW iX3 que pudemos ver nos arredores de Munique (mais concretamente, em Grünwald), o branco dominava a cor, criando um ambiente leve, refrescante e descontraído a bordo.
No entanto, há diversas cores disponíveis, permitindo combinar os acabamentos interiores e exteriores. Além da especificação de série (Essential), é possível optar por um interior em cinzento Vivid Grey com coberturas dos bancos Econeer e três composições em Verganza. Há o interior BMW M em Verganza com o preto em destaque e M PerformTex e a opção BMW Individual com couro Merino e M PerformTex em preto bicolor ou cinzento Adelaide Grey.
Panoramic iDrive
A vista aproximada do condutor© Alex Rank/BMW
Num interior quase desprovido de botões analógicos, o Panoramic iDrive domina, tendo por base o novo sistema operativo BMW Operating System X. O BMW Panoramic Vision disponibiliza todas as informações essenciais no campo de visão do condutor. Estende-se de um lado ao outro à largura da parte frontal do automóvel (entre os pilares A).
É possível personalizar o que é exibido (ver na galeria no topo do artigo), através do ecrã central, para além de ser possível escolher novos sons de condução, efeitos sonoros e sinais sonoros do BMW Hyperson X. Acima do Panoramic Vision, pode ser incluído o BMW 3D Head-Up Display, em que a navegação é projetada diante do condutor com imagens tridimensionais em profundidade.
O BMW iX3 agora lançado é o primeiro carro de produção em série da marca no qual o BMW Panoramic iDrive redefine a experiência do utilizador, estreando o Panoramic Vision. Segue o princípio do fabricante de “mãos no volante, olhos na estrada“, privilegiando o foco do condutor na condução. O volante multifunções incorpora controlos essenciais, havendo também um eficaz comando por voz.
‘Super cérebros’
O BMW iX3 em carregamento© BMW
A eletrónica e software do novo BMW iX3 tem por base quatro ‘super cérebros’ – computadores de alto desempenho que asseguram a dinâmica de condução, condução automatizada, sistema de infoentretenimento e as funções como o acesso ao carro, controlo climático e conforto a bordo.
Este sistema tem uma capacidade de processamento 20 vezes maior do que a atual. O modelo é um exemplo da próxima geração de veículos definidos por software.
A tecnologia de gestão da unidade motriz e da dinâmica de condução, ‘Heart of Joy’, promete um “dinamismo sem precedentes”, sendo o software a fazer a diferença no chassis. Está encarregue de gerir a unidade motriz, travões, recuperação de energia e direção, calculando os parâmetros de dinâmica de condução em conjunto com o BMW Dynamic Performance Control.
Outro dos computadores assegura as funções de condução automatizada e de estacionamento. Incorpora uma abordagem com base na Inteligência Artificial, mas também uma assistência à condução simbiótica. Por exemplo, as travagens são colaborativas, com o cruise control automático a desativar-se apenas quando o condutor trava com força. Trata-se de uma estreia absoluta.
A iluminação interior é automaticamente ligada quando o condutor vai buscar um objeto ao banco do passageiro frontal, enquanto a porta da tomada de carregamento abre-se e fecha-se automaticamente. Do mesmo modo, o portão traseiro abre-se automaticamente.
Assistências à condução
Ecrã central permite personalizar o Panoramic Vision© Enes Kucevic Photography/BMW
Entre os sistemas de assistência à condução e de segurança de série encontram-se aviso de mudança de faixa, aviso de prioridade na estrada, saída segura e visão assistida, enquanto nos mercados ConnectedDrive é possível incluir deteção de sinais de trânsito.
O Motorway Assistant inclui condução parcialmente automatizada: o condutor pode tirar as mãos do volante por longo períodos até 130 km/h de velocidade, mas tem sempre de manter prontidão para intervir. O assistente assume a orientação do veículo na sua própria faixa e pode mudar automaticamente de faixa se necessário. Já em zonas urbanas, ajuda a detetar semáforos e pode travar automaticamente se estiver vermelho – alertando, depois, o condutor quando ficar verde.
O cruise control automático é opcional, fazendo parte do pacote Driving Assistant Plus já incluído no Motorway & City Assistant. Outra função opcional é o Park Assist, que permite ao BMW iX3 estacionar sozinho em paralelo ou perpendicular – para além de procurar um lugar a velocidades até 36 km/h. O reconhecimento de espaço é uma função suportada por Inteligência Artificial.
Assistente inteligente
O BMW Intelligent Personal Assistant foi atualizado, tendo duas novas vozes e um novo aspeto visual para o BMW Panoramic Vision. Este assistente é ‘chamado’ a intervir através do comando de voz ‘Hey BMW’ ou de um botão no volante. Os passageiros também podem emitir comandos por voz. Está no centro do BMW Panoramic Vision e consegue reagir apropriadamente em função do contexto, com diversas animações.
Este recurso de ajuda ao condutor permite controlar diversas funções – desde o ar condicionado ao conforto dos bancos, às chamadas telefónicas e ao sistema de entretenimento e até a navegação. Pode, inclusive, operar algumas aplicações. A pedido do condutor, o assistente pode disponibilizar sugestões baseadas em padrões de utilização. O desenvolvimento deste sistema decorreu em parceria com a Amazon, com base no Alexa Custom Assistant.
BMW iX3 conectado
Entre outros recursos digitais e eletrónicos, de destacar a chave digital BMW Digital Key Plus como padrão, podendo tornar os smartphones e smartwatches em chaves para aceder ao veículo.
Há conectividade com smartphones, com integração via Apple CarPlay ou Android Auto como parte do equipamento de série. O conteúdo pode ser projetado no Panoramic Vision e no head-up display opcional em modo ecrã completo.
O BMW Operating System X também possui diversas opções de entretenimento, para usar por exemplo durante paragens para carregamentos – entre música, jogos, streaming de vídeo (Disney+, YouTube, entre outras plataformas) e até chamadas de vídeo via Zoom. Os clientes podem descarregar ou aceder a diversas aplicações através da BMW ConnectedDrive Store.
Os mapas BMW Maps são inteligentes e podem oferecer o planeamento de itinerário de forma a otimizar a carga. Já o BMW ID e os novos My Modes permitem uma vasta personalização.
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[Notícia atualizada às 10h46]