A Suzuki atingiu o milhão de unidades produzidas do seu Vitara na Europa – entre as mais de quatro milhões comercializadas em todo o mundo. O crossover SUV sub-compacto foi lançado há 37 anos.
O exemplar um milhão foi produzido este ano na fábrica Magyar Suzuki Corporation em Esztergom (Hungria). Trata-se de um Vitara 1.4T Mild Hybrid 4×4.
O Suzuki Vitara um milhão na Europa
O carro, que foi para a Alemanha, tem tração integral e um conjunto de propulsão ‘mild hybrid’, estando pintado num tom cinzento azulado. Está dotado do acabamento S3.
Este pertence à mais recente geração do modelo, atualizada no ano passado. Além da variante de tração integral, há uma de tração 4×2. O sistema híbrido permite reduzir o consumo de combustível entre 15 e 20 por cento.
Por dentro, encontra-se um ecrã de alta definição de nove polegadas, com sistema de navegação, reconhecimento de voz e câmara de visão traseira, para além de conectividade sem fios com smartphones através de Apple CarPlay e Android Auto.
A Suzuki Connect é uma aplicação que permite que os condutores operem certas funcionalidades e vejam algumas informações sobre o veículo à distância.
Atualmente, o Suzuki Vitara tem diversos sistemas de apoio à condução e de segurança avançados (ADAS) no equipamento de série. É o caso do DSBS II com controlo autónomo de travagem e deteção de peões, bicicletas e motociclos, para além do alerta de mudança de faixa, assistente de mudança de faixa, alerta de fadiga do condutor, assistente de luzes de longo alcance, cruise control adaptativo, aviso de travagem de emergência, controlo de retenção em plano inclinado.
No caso das versões com tração integral há, ainda, controlo de descida em inclinações. De mencionar, igualmente, a pré-instalação do bloqueador de álcool. Já os níveis de acabamento S2 e S3 estão associados a deteção de ângulo morto e alerta de tráfego traseiro.
Leia Também: Suzuki vendeu menos automóveis entre abril e junho. Eis os motivos