O novo BMW iX3 foi revelado esta sexta-feira. Na sua nova geração, este SUV abre, também, a nova linguagem de design e as novas plataformas de motorização e tecnologia do fabricante alemão. Começa, assim, a ‘Neue Klasse’.
Este carro, que o Auto ao Minuto teve a oportunidade de conhecer ao vivo numa apresentação à imprensa em Grünwald (Alemanha), tem uma nova motorização elétrica desenvolvida pela BMW – desde os motores ao sistema de baterias, passando pela plataforma de 800 volts.
A sexta geração da tecnologia BMW eDrive inclui, no iX30 50 xDrive, dois motores elétricos com uma potência total de 469 cv. O carro de tração integral, que aumenta consideravelmente a eficiência face à geração anterior, acelera dos 0 aos 100 km/h e atinge os 210 km/h. A autonomia anunciada em ciclo WLTP é de 805 km.
O novo design conseguiu otimizar a aerodinâmica, com um coeficiente de arrasto de 0,24, havendo uma linguagem completamente nova que servirá de base para os novos BMW na era ‘Neue Klasse’. A grelha frontal redesenhada tem os icónicos ‘rins’ renovados, em dimensões mais pequenas, e também a assinatura luminosa mudou quer à frente, quer atrás. Há uma cor sólida e cinco acabamentos metálicos para este carro no seu lançamento.
Por dentro, a posição de condução é erguida, um tejadilho panorâmico faz parte do equipamento opcional e os bancos têm um desenho minimalista. Há diversos acabamentos disponíveis, incluindo coberturas dos bancos Econeer e em Verganza.
A apostar nos veículos definidos por software (SDV), a BMW dotou o novo iX3 do BMW Panoramic Vision. É uma estreia na marca, que integra o Panoramic iDrive. Estende-se de um lado ao outro da parte frontal do habitáculo entre os pilares A, exibindo diversas informações essenciais. Pode ser complementado por um head-up display tridimensional colocado acima. O volante é multifunções e há um ecrã central de 17,9 polegadas.
Em termos de eletrónica e software, além do sistema operativo BMW Operating System X, destacam-se os quatro ‘super cérebros’. Um deles, ‘Heart of Joy’, gere o grupo motriz, travões, direção e a recuperação de energia, calculando os parâmetros da dinâmica de condução a par do BMW Dynamic Performance Control.
Outro dos ‘super cérebros’ deste carro inteligente está responsável pelas funções de condução automatizada e de estacionamento, incluindo as travagens colaborativas – uma estreia absoluta, em que o cruise controlo automático (opcional) só se desativa quando o condutor trava com força.
O BMW Intelligent Personal Assistant foi atualizado, ajudando a controlar diversas funções como a navegação, acesso às chamadas telefónicas ou ar condicionado. Surge num ‘avatar’ permanentemente colocado a meio do Panoramic Vision.
Percorra a galeria de topo no artigo para ver as imagens deste novo BMW iX3.
Leia Também: Ponto de viragem. Revelado o novo BMW iX3, que inaugura era ‘Neue Klasse’