Não diríamos que é um carro, mas também não é um motociclo, nem sequer um velocípede apesar de ter pedais. O Cixi Vigoz trata-se de uma solução ‘sui generis’ de mobilidade sustentável.
Dotado de um sistema de moção a pedais (PERS), dá ao condutor total controlo sobre a aceleração e desacelerar – bastando pedalar para trás para abrandar, recarregar, parar ou fazer marcha-atrás. Consegue atingir os 120 km/h de velocidade, estando aprovado para todas as estradas – incluindo autoestradas, segundo a Cixi.
A peculiar viatura de três rodas (duas à frente, uma atrás) tem uma bateria de 22 kWh que carrega totalmente em seis horas numa tomada doméstica. A autonomia é de até 160 km, podendo ser maximizada graças à travagem regenerativa e à possibilidade de pedalar.
O Vigoz é pensado para ser utilizado em qualquer tipo de condições atmosféricas, estando equipado com janelas deslizantes e um sistema HVAC de climatização. Pode levar o condutor e um passageiro, seguros a bordo por cintos de três pontos. O condutor pode adaptar a sua posição.
Apesar das dimensões reduzidas, o condutor tem a cabeça posicionada 130 centímetros acima do solo, uma altura sensivelmente equivalente à de um SUV. A viatura está certificada para segurança em caso de embate.
Leia Também: Sabia que o Renault Clio já foi elétrico há 30 anos?