O GP da Catalunha em MotoGP, este domingo, ficou marcado por mais uma vitória de Álex Márquez, com particular destaque para aquela que foi a melhor corrida de Miguel Oliveira na presente temporada, por via do nono posto.
Após uma semana marcada pelo anúncio do fim da ligação com a Pramac Yamaha, assim que terminar a temporada, o piloto português mostrou a sua melhor versão na pista do país sediada no país vizinho, já de olho numa nova equipa, de forma a competir em 2026.
Miguel Oliveira partiu da 16.ª posição e, ao longo da corrida, foi ‘galgando’ várias posições, acabando por arrecadas sete pontos ao garantir a nona posição na Catalunha, à frente de Jorge Martín (10º), da Aprila Racing.
No que ao pódio diz respeito, Álex Márquez segurou a posição de liderança com que partiu para a pista, seguindo-se Marc Marquéz e Enea Bastianini – este último havia começado no nono lugar. Já Fabio Quartaro perdeu a segunda posição e terminou a prova no quinto posto, atrás de Pedro Acosta Sánchez (quarto lugar).
De refrerir que Miguel Oliveira cortou a meta a 16,937 segundos do vencedor, ele que bateu Marc Márquez (Ducati) por 1,740 segundos, com o italiano Enea Bastianini (KTM) em terceiro, a 5,562.
Com estes resultados, Marc Marquez mantém a liderança do campeonato, com 487 pontos, mais 182 do que o irmão Alex, mas perde a oportunidade de se sagrar campeão já na próxima ronda, em Misano (San Marino).
[Notícia atualizada às 14h13]
Leia Também: Miguel Oliveira à porta dos pontos no GP da Catalunha de MotoGP