Sem categoria Novo Volkswagen ID. Cross Concept, a visão de um T-Cross elétrico

Novo Volkswagen ID. Cross Concept, a visão de um T-Cross elétrico


Como seria o Volkswagen T-Cross elétrico? É a esta pergunta que começa a responder o novo ID. Cross Concept, um carro conceitual que o fabricante apresentou oficialmente este domingo.

 

Com estreia mundial da sua versão final prevista para o verão do próximo ano, este SUV exibido na IAA Mobility em Munique tem uma distância entre eixos de 2.601 milímetros e comprimento de 4.161 milímetros, além de 1.839 mm de largura e 1.588 de altura.

O tamanho é semelhante ao do T-Cross convencional atual. As jantes de 21 polegadas ‘Balboa’ foram especificamente concebidas para o ‘concept’, assim como os pneus desenvolvidos em colaboração com a Goodyear que dão continuidade aos padrões dos raios das rodas.

Assente na plataforma modular elétrica MEB, que irá evoluir para a MEB+, o ID. Cross Concept é de tração dianteira. Tem um motor elétrico no eixo frontal e bateria de alta voltagem disposta de forma plana no fundo do carro. A sua capacidade em concreto não foi anunciada. A potência atinge os 155 kW, ou 211 cv. A autonomia anunciada chega aos 420 km em ciclo WLTP, enquanto a velocidade máxima é de 175 km/h.

É um automóvel que se propõe como ideal para o uso urbano, mas também competente em viagens mais longas em família ou com amigos. Há um engate esférico para um reboque com até 1.200 kg, no qual é possível transportar até 75 kg de carga.

O interior do ‘concept’

Assim é o Volkswagen ID. Cross no seu interior© Volkswagen AG  

Por dentro, encontra-se a configuração de cinco lugares e um espaço médio de armazenamento de 450 litros, acrescendo-se 25 litros debaixo do capot dianteiro onde normalmente estaria o motor tradicional.

Há superfícies cobertas a tecido, modos climáticos (Atmospheres) e motivos de plantas nos ecrãs, tal como plantas verdadeiras na consola central visualmente flutuante. Vê-se um carro sóbrio e descontraído nas imagens partilhadas pela marca.

O volante multifunções foi redesenhado, havendo um painel de instrumentos digital com 11 polegadas e um ecrã tátil central para o sistema de infoentretenimento com 13 polegadas. Os botões para funções diretas estão incluídos, assim como controlo por voz natural.

Estreia da linguagem de design

Andreas Mindt, diretor de design da Volkswagen, revelou em comunicado que este ID. Cross Concept inaugura uma nova era para a marca: “Chamamos à nossa nova linguagem de design ‘Pure Positive’. Tem por base os nossos três pilares de design da estabilidade, simpatia e ingrediente screto; irá caracterizar todos os novos Volkswagen no futuro”.

Esta abordagem pretende ter “linhas e superfícies poderosas” que sejam “puras e limpas”. O carro tem novos gráficos à frente e atrás, incluindo uma assinatura luminosa 3D concebida para dar a sensação de um sorriso à frente. Atrás, encontra-se o logótipo VW iluminado ao centro.

Nova nomenclatura para os carros elétricos

Volkswagen ID. Cross Concept, partes laterais e traseira© Volkswagen AG  

Depois de adotar uma nomenclatura baseada em números para os seus carros elétricos da série ID., a Volkswagen decidiu mudar de rumo recentemente.

Assim, o novo elétrico apresentado na semana passada passou a designar-se ID. Golf, enquanto este SUV acabou por receber o nome do T-Cross – o seu equivalente com motorizações a combustão.

Leia Também: Gama elétrica Volkswagen ID. deixa números. O ID.Polo chega em 2026

Related Post

Generated by Feedzy