Sem categoria Tesla em quebra. Quota de mercado nos EUA em mínimos de quase oito anos

Tesla em quebra. Quota de mercado nos EUA em mínimos de quase oito anos


Desde 2017 que a Tesla não tinha uma quota de mercado tão baixa nos Estados Unidos da América. Como é sabido, o fabricante liderado por Elon Musk tem vindo a sofrer quebras de vendas em vários países.

 

Segundo a agência Reuters, que cita dados da Cox Automotive, em agosto a Tesla teve 38 por cento das vendas de carros elétricos nos EUA – foi a primeira vez que não chegou aos 40 por cento desde outubro de 2017. Isto depois de vários anos consistente acima dos 50 por cento, chegando a rondar os 80 por cento.

No fim de setembro, terminam os incentivos à aquisição de carros elétricos nos Estados Unidos, numa medida anunciada este verão pelo presidente Donald Trump que devia favorecer os números no curto prazo de modo a aproveitar enquanto existem os benefícios. Por outro lado, há concorrência crescente e o facto de a Tesla estar a direcionar a sua energia para a robótica – incluindo serviços de robotáxi.

Stephanie Valdez Streaty, da Cox, assinalou em declarações à Reuters: “Sei que eles se estão a posicionar como empresa de robótica, inteligência artificial. Mas quando és uma empresa automóvel, quando não tens novos produtos, a tua participação começará a cair“.

A verdade é que, neste momento, a indústria automóvel continua a ser a atividade mais importante e lucrativa do portfólio da Tesla – que, recentemente, atualizou o seu Model Y. No entanto, desde o Cybertruck em 2023 não tem um modelo 100 por cento novo.

Para além de todos os fatores relativos à atividade da Tesla e ao setor automóvel, há também o seu líder Elon Musk – em particular com a sua incursão pela política que incluiu uma curta, mas muito polémica, passagem pela Administração Trump.

Espera-se que o terceiro trimestre deste ano registe um recorde de comercialização de carros elétricos nos EUA, antecipando uma queda forte no último trimestre do ano com o fim dos incentivos após 30 de setembro.

Tesla em queda globalmente (incluindo em Portugal)

Não só nos EUA a Tesla está a assistir a uma quebra de vendas, rondando os dez por cento de descida globalmente.

Em Portugal, a marca liderou as matrículas de carros elétricos nos oito primeiros meses do ano (4.605), mas não escapou a uma descida de 25,7 por cento face ao mesmo período de 2024.

Ao mesmo tempo, as suas principais adversárias estão a crescer. A Tesla assistiu a uma subida nas vendas em Portugal em agosto, mas só foi suficiente para ocupar a terceira posição atrás da BYD e da BMW.

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