Foram revelados esta terça-feira, 9 de setembro, os novos Ferrari 849 Testarossa e 849 Testarrossa Spider conversível. Com potência superior a 1.000 cv, têm em mente “os clientes mais exigentes”, substituindo o SF90 Stradale.
Motorização híbrida
A Ferrari aposta, também, em motorizações alternativas, com um conjunto propulsor vindo do SF90 Stradale. O 849 Testarossa, de tração integral, tem um sistema híbrido plug-in, com um motor biturbo V8 de 3.990 centímetros cúbicos e 830 cv combinado com três motores elétricos (um traseiro e dois frontais), bateria de alta voltagem e inversor. O conjunto chega aos 1.050 cv de potência. A caixa de dupla embraiagem é de oito velocidades.
O turbocompressor do motor de combustão é o maior de sempre do fabricante de Maranello, enquanto o sistema híbrido permite percorrer até 25 km em modo totalmente elétrico graças à bateria com 7,45 kWh de capacidade. Há quatro modos de condução elétricos (eDrive, Hybrid, Performance e Qualify), selecionáveis através do eManettino. O motor elétrico traseiro é a MGU-K, derivada da experiência adquirida na Fórmula 1.
O desempenho impressiona: a velocidade máxima supera os 330 km/h, enquanto a aceleração dos 0 aos 100 km/h é feita em menos de 2,3 segundos. Em 6,35 segundos, chega-se aos 200 km/h.
A potência é 50 cv maior face ao SF90 Stradale, o que obrigou a ter mais 15 por cento de capacidade para dissipar a energia térmica. Nesse sentido, foram redesenhados e aprimorados diversos componentes e partes, como os radiadores de arrefecimento, o radiador para a parte híbrida, o intercooler lateral proveniente do F80, a entrada de ar frontal mais larga, as ventilações laterais nos arcos das rodas e debaixo do piso, as entradas de ar no para-choques traseiro, entre outros.
Suspensões e travões
A traseira do Ferrari 849 Testarossa© Ferrari
Segundo a Ferrari, este novo 849 Testarossa tem uma afinação de suspensão e ângulos cinemáticos dedicados. O desempenho lateral aumenta três por cento face ao do SF90 Stradale, algo conseguido com os pneus novos e a configuração específica.
O peso das molas é 35 por cento mais baixo, enquanto a carroçaria tem uma inclinação dez por cento inferior. O peso do automóvel é o mesmo do SF90 Stradale apesar dos componentes introduzidos para lidar com o maior desempenho, graças ao trabalho de redução de peso.
O modelo tem um sistema de travagem completamente revisto, com discos mais largos, com canais de ventilação otimizados à frente e novas pinças traseiras. A potência de travagem aumentou dois por cento à frente e 15 por cento atrás. Há ABS Evo.
Dinâmica
O Ferrari Integrated Vehicle Estimator (FIVE) equipa o Testarossa acabado de lançar, controlando a dinâmica. O sistema estima o desempenho de características que não podem ser medidas diretamente, incluindo a velocidade.
Melhora o controlo de tração, gestão do diferencial eletrónico e do sistema de tração integral. O ABS Evo usa as estimativas do FIVE para o seu funcionamento.
Desenho exterior
Ferrari 849 Testarossa© Ferrari
Por fora, o Ferrari 849 Testarossa foi concebido pelo Ferrari Styling Centre, apresentando-se como uma revolução do SF90 Stradale. O design procurou equilibrar futurismo e inspiração não só na aeronáutica, como também nos protótipos desportivos dos anos 1970.
As portas, com uma complexa moldagem tridimensional, são usadas como dutos aerodinâmicos. A entrada de ar lateral vertical alimenta o intercooler, para além de ter uma entrada adicional.
A dupla cauda traseira inspira-se no 512 S, havendo uma asa ativa. Esta combinação é uma solução aerodinâmica patenteada. Também atrás, há um difusor que se estende em toda a largura, sendo particularmente pronunciado na parte central.
Já à frente, encontram-se referências às geometrias dos modelos da Ferrari da década de 1980, com uma faixa horizontal a ligar os faróis. Há um efeito de ‘spoiler’. As jantes forjadas foram desenvolvidas em parceria com o departamento de aerodinâmica, o que se percebe pelos seus perfis com tratamento cortado a diamante que otimizam a extração de ar do para-lamas e controlam a esteira.
Estão ‘calçadas’ com pneus que podem ser da Michelin ou da Pirelli, aprimorados em colaboração com esses fabricantes, conforme a escolha.
Interior junta um monolugar e uma berlineta
Interior do Ferrari 849 Testarossa© Ferrari
Segundo a Ferrari, por dentro o novo 849 Testarossa “é uma síntese entre o desenho de uma berlineta com um painel de instrumentos horizontal e o ‘cockpit’ de um monolugar”.
Encontram-se entradas de ar com molduras em alumínio e formato de C com um efeito flutuante no painel, assim como uma banda horizontal onde estão os controlos principais e o ecrã para o passageiro.
Na parte inferior do painel, há dois motivos arquitetónicos de vela com funções de controlo. O túnel central foi redesenhado, com os comandos secundários dispostos de forma mais minimalista.
A parte inferior do painel da porta e áreas próximas têm uma largura reduzida, melhorando a acessibilidade. Os bancos podem ser na versão Comfort, com estofos esculturais e um estilo que corresponde à geometria do ‘cockpit’; ou então de competição em fibra de carbono com apoios laterais desportivos.
O volante do novo Ferrari tem funções digitais e analógicas, mantendo os controlos mecânicos do F80 como o botão ‘Engine Start’ para ligar o motor.
Em termos de conectividade, o Ferrari 849 Testarossa é compatível com Apple CarPlay e Android Auto, para além de possuir o sistema MyFerrari Connect que permite monitorizar o veículo à distância. No túnel central, há um espaço para carregamento sem fios dos smartphones.
Segurança e assistência à condução
A Ferrari dotou o novo carro de sistemas de assistência à condução e de segurança (ADAS), com um vasto pacote. Há cruise control adaptativo com função ‘stop & go’, travagem de emergência automática com deteção de ciclistas, deteção de ângulo morto, reconhecimento de sinais de trânsito, alerta de tráfego cruzado traseiro, assistente de permanência na faixa, alerta de saída de faixa, monitorização da fadiga do condutor, visão panorâmica e ainda faróis máximos automáticos.
O que difere o Spider?
Ferrari 849 Testarossa Spider© Ferrari
Com características técnicas, de desempenho e design idênticas à do Ferrari 849 Testarossa, a versão Spider acrescenta um tejadilho retrátil rígido. Este pode abrir ou fechar eletricamente em apenas 14 segundos, desde que a velocidade seja até 45 km/h.
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