A Togg e a Microsoft Türkiye colaboraram para desenvolver a plataforma de Inteligência Artificial agêntica Can.ai, apresentada na IAA Mobility em Munique. Esta traz novidades na forma de interagir com os automóveis para além dos tradicionais sistemas de assistência por voz.
Este sistema tem por base a Microsoft Azure Cloud e a OpenAI. Comunica com os utilizadores no seu idioma diário. A plataforma processa dados multicamadas, desde a intenção do utilizador à hora, localização, condição da viatura e até o histórico de comportamento passado.
Permite, assim, uma interação contextual, que dispensa uma interface de utilizador convencional (ZeroTouchUI). Segundo a Togg, a Can.ai é capaz de decidir, “mostrar empatia”, para além de aprender, fazer previsões e até agir de forma proativa “no melhor interesse dos utilizadores”.
Para treinar a plataforma, foram utilizados mais de 1.000 documentos, tal como mais de dois milhões de gravações de ‘call centers’, conteúdo FAQ.
Na ‘Trumore Zone’ da IAA Mobility, os visitantes tiveram a oportunidade de experimentar a aplicação prática das tecnologias da Togg a diversos níveis, incluindo gestão de rotas de carregamento inteligente e serviços controlados por voz em veículos.
O diretor-executivo da Togg, Gürcan Karakas, não tem dúvidas sobre o impacto potencial na mobilidade: “Isto permite-nos criar um novo paradigma de interação com o ZeroTouchUI para os nossos utilizadores, abrindo o caminho para uma nova forma de mobilidade. […]. Com a Can.ai, estamos a criar uma experiência de utilizador intuitiva que vai muito mais além da mobilidade tradicional e enriquece a vida diária”.
Já o diretor geral da Microsoft Türkiye, Levent Özblgin, comentou: “A Inteligência Artificial é uma das mais fortes impulsionadoras de novas experiências de utilizador. Com a Can.ai, criámos um exemplo tangível disto no setor da mobilidade“.
Leia Também: Jogar Xbox e fazer reuniões Zoom em carros será possível através da LG