A Xpeng volta a estar na IAA Mobility em Munique, onde revela os últimos desenvolvimentos no campo dos veículos elétricos e da mobilidade com base na Inteligência Artificial. Vinca, também, a sua presença no mercado europeu.
Xpeng P7 demonstra intenções da marca
O P7 é o mais recente modelo da marca para o continente, cuja importância foi explicada pelo presidente e diretor-executivo, He Xiaopeng: “Com o novo P7, estamos a mostrar aos utilizadores de todo o mundo como a IA pode transformar o automóvel num assistente inteligente e caloroso. Este modelo demonstra as nossas capacidades ‘full stack’ de IA, desenvolvidas internamente”.
Ainda sem data para chegar ao mercado português, o P7 é um sedã desportivo com 593 cv de potência, que pode atingir 230 km/h de velocidade e demora 3,7 segundos dos 0 aos 100 km/h. Recentemente, bateu o recorde de durabilidade para viaturas elétricas de produção em série, ao completar 3.961 km em 24 horas.
Europa é essencial para a Xpeng
Ainda este mês, a Xpeng irá abrir o Centro de I&D em Munique (Alemanha), que é o primeiro na Europa. Este visa “fomentar a inovação em mobilidade com IA e colaborar de perto com os condutores europeus”. He Xiaopeng destacou o investimento em “experiências de mobilidade inteligentes e sustentáveis para utilizadores globais”.
A estratégia da Xpeng passa, em grande medida, pela Europa. Para além do novo espaço na Baviera, o crescimento já se vê nas vendas de veículos elétricos premium entre os fabricantes chineses. E o objetivo é continuar a expansão global, salientou o vice-presidente do conselho de administração e presidente da Xpeng, Brian Gu.
Na IAA Mobility, estão a ser exibidos cinco modelos da Xpeng, incluindo o P7+ que ainda não chegou ao mercado europeu. A marca diz ser “o primeiro veículo definido por IA no mundo”.
Condução autónoma Nível 4
A arquitetura central de computação e de controlo de zona suporta a IA da Xpeng, que quer produzir em série veículos com condução autónoma Nível 4 até ao próximo ano. Tem um sistema de condução inteligente NGP, o Turing AI Driving, que já está a ser adaptado para o mercado global. Na China, terá o seu próprio serviço de robotáxi.
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